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Sábado, 21 de Setembro de 2024

Dia dos Pais é chamariz para golpes: saiba como evitar ser enganado em compras na internet - 07/08/24


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Com a chegada do Dia dos Pais no próximo domingo, anúncios, descontos e promoções chamam a atenção do consumidor. O volume de vendas para o Dia dos Pais de 2024 deverá alcançar R$7,7 bilhões, um avanço de 4,7% em relação à 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E, de acordo com a Abecs, entre os meios de pagamento escolhidos, o cartão é o preferido entre os consumidores (37%), seguido pelo dinheiro (31%) e Pix (30%).

No entanto, fraudes e golpes tendem a aumentar nessa época, deixando vítimas sem presente e com grandes dores de cabeça. O Brasil é o segundo país mais afetado pelo roubo de dados de cartões de crédito e débito, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da NordVPN, empresa de cibersegurança. Ainda segundo o levantamento, as informações são roubadas por criminosos que utilizam malwares (vírus) para capturar dados das pessoas e, posteriormente, vendê-las em sites e grupos ilegais da dark web e canais como o Telegram.

Para quem quer comprar dentro do conforto de casa, é preciso seguir alguns cuidados. De acordo com Guilherme Bacellar, especialista em segurança cibernética na Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, nessa época aumentam os riscos para golpes e vazamento de dados pessoais. Os criminosos utilizam principalmente falsos anúncios e QR Codes em redes sociais, links de pagamento, disparos de mensagens por SMS, falsos vendedores em aplicativos de mensagens e e-mails.

“As tentativas de golpe estão mais avançadas a cada ano, inclusive, com o apoio de tecnologias como a inteligência artificial. Eles usam as promoções como isca para o ataque virtual e roubam dados que compõem a sua identidade como CPF, RG, além de senhas e até o número de cartão de crédito O mais comum é empresas falsas e impostores entrarem em contato via aplicativo ou e-mail e pedirem para que as vítimas façam o pagamento no link enviado. Então, direciona essas pessoas para sites falsos, com produtos que nunca chegam. Além do prejuízo financeiro, dados pessoais e do cartão de crédito podem ser roubados”, explica.

Como se proteger?
- Desconfie de ofertas muito abaixo do preço e confira os itens de segurança do site da compra;
- Antes de efetuar uma compra online, verifique se o site é verdadeiro. Para isso, procure por sinais como HTTPS na barra de endereço, avaliações de clientes e pesquise o score da empresa em sites de reclamações;
- Atenção às redes sociais e aos conteúdos que publica – eles podem gerar informações para ataques baseados em engenharia social. Hoje as redes sociais detêm uma vasta quantidade de dados pessoais, como localização, imagens, vídeos e que podem ser utilizados, principalmente, em ataques com IA;
- Não clique em links de e-mails ou mensagens de textos suspeitos, especialmente se solicitarem informações pessoais ou financeiras. Use sempre o duplo fator de autenticação;
- Prefira usar um cartão de crédito virtual e não usar tanto o PIX – opção que deixa mais difícil receber o estorno do pagamento, além de plataformas de pagamento confiáveis, que ofereçam proteção contra fraudes;
- Compartilhe somente dados necessários;
- Sempre confira o extrato de pagamentos de seu cartão de crédito;
- Mantenha seu dispositivo (computador, smartphone, tablet) e software de segurança atualizados para reduzir o risco de infecção por malware.

O que fazer se cair no golpe?
Ninguém gostaria de cair em um golpe e ter prejuízos financeiros, mas se esse tipo de situação acontecer, esteja atento. Se tiver acontecido, as dicas são:
- Troque senhas e acessos de todas as contas que puder com agilidade;
- Baixe ou atualize sistemas antivírus do computador, celular ou outro dispositivo de onde tiver acessado o link do criminoso;
- Salve todas as informações e provas que conseguir;
- Abra um boletim de ocorrência;
- Faça contato com a sua instituição bancária para tentar cancelar o pagamento, ou as possíveis movimentações feitas em seu nome.

O cartão também foi o meio de pagamento escolhido em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste e Centro-Oeste (42%), segundo a Abecs. Já quando falamos em compras online, há uma procura maior entre os homens (33%) e jovens de 25 a 34 anos (35%).

“Para garantir a segurança e autenticidade nas compras online com cartão de crédito, a biometria facial, por exemplo, é hoje a tecnologia mais segura do mercado. Ela reúne os atributos necessários para uma correta autenticação do consumidor, mesmo em transações envolvendo o uso do cartão de terceiros. O custo que o comércio tem para levar o cliente até seu site é cada vez maior e perder a venda para por questões de fraude ou a falta de certeza em relação a identidade do outro lado é muito oneroso. Por esses motivos, o mercado tem investido no uso da biometria facial com o recurso da prova de vida (liveness) que verifica identidades em tempo real e garante a confiabilidade da transação”, comenta Bacellar.



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