Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 24 de Julho de 2024

Suprindo a escassez de talentos nos data centers modernos - 25/10/23


Compartilhar:

Suprindo a escassez de talentos nos data centers modernos

*Por Davi Lopes

No mundo cada vez mais digitalizado de hoje, os data centers desempenham um papel fundamental no armazenamento e no gerenciamento das enormes quantidades de informações dos indivíduos, empresas e governos. Essas instalações funcionam como a espinha dorsal da tecnologia moderna, dando suporte desde a computação em nuvem até a inteligência artificial (IA). No entanto, como a demanda por data centers continua a crescer exponencialmente, há uma questão urgente que representa um desafio significativo: a escassez de talentos nesse setor.

A rápida expansão do setor criou uma alta demanda por profissionais qualificados que possam desenvolver, construir, operar e manter essas infraestruturas complexas. Infelizmente, a oferta de pessoas qualificadas com a experiência necessária tem tido dificuldades para acompanhar esse ritmo. Como resultado, o mercado está enfrentando uma escassez de profissionais, o que prejudica a capacidade de atender às crescentes demandas de processamento e armazenamento de dados.

A guerra por talentos de data centers

Um relatório do Uptime Institute indica que, até 2025, pelo menos 2,3 milhões de funcionários em tempo integral serão necessários para manter os data centers operacionais em todo o mundo, com a demanda proveniente, principalmente, dos gigantes da internet e dos provedores de colocation na Ásia-Pacífico, no Oriente Médio e na África.

Para enfrentar essas escassez de talentos, os líderes do setor devem trabalhar para melhorar o recrutamento, aprimorar o treinamento e aumentar a conscientização sobre as oportunidades. As estratégias tradicionais de contratação e orientação devem ser substituídas por novas abordagens que aproveitem as últimas tendências de transformação digital e inovação. Abaixo, estão três maneiras para preencher a lacuna de talentos nos data centers.

Abrace a economia GIG

A economia GIG, caracterizada por contratos de curto prazo ou trabalho freelance, está ganhando popularidade rapidamente em todo o mundo. Na Índia, por exemplo, um estudo recente, realizado pelo think tank de políticas públicas NITI Aayog sobre a "Economia de plataforma e GIG em expansão na Índia", indica que a força de trabalho GIG do país deverá crescer para 23,5 milhões de trabalhadores até 2030.

As empresas de data centers têm a oportunidade de aproveitar o crescente grupo de GIG workers qualificados para acessar uma variedade de profissionais adaptáveis e avançar rapidamente nos projetos sem a necessidade de procedimentos de recrutamento demorados. Além disso, os GIG workers podem ser contratados em curto prazo para realizar tarefas não essenciais ou para gerenciar grandes demandas. Essa flexibilidade permite que as empresas permaneçam ágeis e responsivas às necessidades comerciais em constante mudança, além de ajudar a controlar os custos.

Reconhecer a importância de talentos não tradicionais e transferíveis

O mercado exige uma variedade diversificada de habilidades além de conhecimento técnico. Indivíduos com formação em certas áreas, como gerenciamento de projetos, logística, atendimento ao cliente e até mesmo artes, podem possuir habilidades transferíveis que são altamente aplicáveis às operações dos data centers. Ao explorar esse banco de talentos, os líderes podem acessar uma linha mais ampla de profissionais adaptáveis para os projetos de forma ágil.

Em muitos casos, os trabalhadores não tradicionais podem ter habilidades exclusivas que revelam um potencial oculto, mesmo que não sejam imediatamente aparentes. Os tomadores de decisões podem fazer alterações nos requisitos das descrições de cargos para criar um banco de talentos tecnológico, mais inclusivo e diversificado. Ao fazer isso, eles promovem uma força de trabalho diversificada e dinâmica, trazendo novas perspectivas e soluções inovadoras para o setor. A oferta de programas de treinamento e certificações que preencham a lacuna entre os talentos não tradicionais e os requisitos dos data centers pode ajudar essas pessoas a adquirir as habilidades necessárias para o sucesso no campo.

Mentoria como uma ferramenta para envolver e inspirar

Para apoiar a próxima geração de talentos no setor, os líderes desempanham um papel importante ao inspirar os jovens a considerar uma carreira em tecnologia. Isso pode ser feito por meio de estágios ou programas relacionados a STEM (science, technology, engineering and mathematics).

A mentoria pode ajudar a apoiar o crescimento profissional contínuo de funcionários seniores e juniores. Ao unir profissionais experientes com aqueles que estão apenas começando suas carreiras, os programas de mentoria podem ajudar a desenvolver habilidades e fornecer orientação para ajudar a preencher a lacuna de habilidades.

A escassez de talentos nos data centers é um problema sério, mas não é insuperável. Ao tomar medidas para criar uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva, o setor prosperará, se desenvolverá e aproveitará o potencial da digitalização.


*Por Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Recife

25/07/2024
Recife será a capital dos investimentos e previdência complementar nos dias 25 e 26 de julho

São Paulo

27/07/2024
Arraial Julino no Parque da Água Branca

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Rio Claro

13/08/2024
FIIK Janela Caipira – 9º Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – divulga filmes selecionados para mostras competitivas

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados