Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 24 de Julho de 2024

Projeto estimula a economia solidária no setor de confecção e costura - 29/12/23


Compartilhar:

Estilo Barcarena, desenvolvido pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, no Pará, vai implementar uma incubadora para os empreendimentos.
Estilo Barcarena, desenvolvido pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, no Pará, vai implementar uma incubadora para os empreendimentos.

Desenvolvido pelo do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), o Estilo Barcarena tem o objetivo de organizar, implementar e gerenciar uma incubadora para empreendimento de economia solidária no setor de confecção e costura no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa visa capacitar homens e mulheres das comunidades para organização do negócio de confecção e costura, estimulando os interessados em desenvolver uma cultura empreendedora e orientar sobre as diferentes formas de atuação no mercado de trabalho.

Dona Maria Conceição, costureira experiente em Barcarena expressou sua empolgação em poder participar do Estilo Barcarena, enfatizando que "o projeto chegou para fortalecer a cidadania. Ele representa um passo importante para o setor de costura abraçar novos conhecimentos e oportunidades. Estou feliz em estar aqui, conhecendo o projeto. Tem tudo para dar certo”.

A ação é articulada pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) e promoveu um período de workshops de formação e realização de Trilhas Formativas, um preparativo para a fase de incubação em um espaço coletivo onde serão disponibilizadas 15 máquinas de costura doadas pelo FSH.

“O projeto visa capacitar e apoiar a instalação da incubadora por meio da organização de um empreendimento social que trabalhará desde a elaboração de seu plano de negócios, planejamento do produto a ser desenvolvido, acesso ao mercado e captação de clientes”, conta Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.

A formação técnica possibilitará que as associadas aprendam as etapas de produção, a fim de manterem práticas de desenvolvimento sustentável do negócio. Também será feita a capacitação para gerenciamento do empreendimento, tratando de finanças, compras, desenvolvimento de produtos, composição do preço justo, vendas, dentre outros conteúdos. O treinamento será organizado em cursos, a serem detalhados no plano de incubação.

Mobilização
A primeira ação do projeto foi realizada em outubro, com a prospecção de costureiras e costureiros de alguns bairros de Barcarena, como Luz Divina, Vila Nova, Renascer com Cristo, Beira Rio, Vila do Conde, Bom Futuro, São Francisco, Zita Cunha, Barcarena sede, Cafezal e Cabeceira Grande, além de integrantes do Instituto Manilkara. Eles receberam uma primeira formação e qualificação, que os estimulou, sobretudo, a participar do mercado de trabalho por meio da formalização dos empreendimentos e da constituição de uma unidade produtiva coletiva no setor da costura e confecção.

O Projeto Estilo Barcarena marca uma nova fase no processo de desenvolvimento do setor de costura e confecção em Barcarena, depois de duas experiências voltadas para o desenvolvimento do setor: o Travessia Barcarena e o Estilo Travessia. A intenção agora, segundo a coordenadora de políticas públicas da Synergia Socioambiental, Sandra Faé, parceiro contratado para apoiar a iniciativa, é dar continuidade às ações já desenvolvidas nessa área. "Queremos fortalecer e valorizar o papel do setor de confecção em Barcarena, promover a inclusão socioeconômica de costureiras e costureiros, facilitar o acesso ao mercado de trabalho formal, além de estimular a participação na promoção do desenvolvimento comunitário e local, baseado na cultural solidária, sustentabilidade econômica, social e ambiental", destaca.

Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro
O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), organização sem fins lucrativos, foi instituído, em 2019, como um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte. Somente em 2022, o fundo investiu R$ 5,5 milhões em projetos e ações sociais, entre eles o Projeto Tipitix, que lançou, em dois anos, mais de 40 produtores oriundos da agricultura familiar, beneficiando mais de 21 comunidades e movimentando cerca de R$ 100 mil em vendas no Brasil.

Sobre a Iniciativa Barcarena Sustentável
A Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) é um espaço de diálogo que reúne o esforço de vários atores sociais que trabalham juntos para promover e acelerar as mudanças desejadas. Ao promover um espaço colaborativo, envolve as comunidades, as organizações civis, o poder público, as instituições de ensino e pesquisa, entre outros segmentos sociais, para compartilhar preocupações, discutir e priorizar as principais necessidades de Barcarena.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Recife

25/07/2024
Recife será a capital dos investimentos e previdência complementar nos dias 25 e 26 de julho

São Paulo

27/07/2024
Arraial Julino no Parque da Água Branca

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Rio Claro

13/08/2024
FIIK Janela Caipira – 9º Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – divulga filmes selecionados para mostras competitivas

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados