Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 19 de Junho de 2024

Como usar a Inteligência Artificial para fidelizar clientes? - 23/05/24


Compartilhar:

Gradualmente, a inteligência artificial (IA) deixa de ser ficção científica para se tornar uma realidade cotidiana nas empresas. Com a sua popularização, aplicações são adotadas pelas companhias e consumidores em suas mais diversas vertentes. A adoção do método para fidelização de clientes é a principal delas.
Uma das maiores vantagens da IA é a sua ampla aplicabilidade. A tecnologia oferece uma variedade de abordagens personalizadas para atender a diferentes necessidades e demandas. Isso viabiliza a otimização de estratégias voltadas para a fidelização e o atendimento personalizado.
É importante ressaltar que aumentar as vendas nem sempre tem relação direta com a aquisição de novos clientes. Uma empresa pode obter um faturamento recorrente por meio dos clientes já fidelizados. Um caminho eficaz para atingir esse objetivo é a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial.
É possível atribuir uma experiência diferenciada e customizada para o cliente trabalhando de maneira muito mais eficiente os dados e informações internos e externos, tornando real compreender o mercado e o comportamento do público de forma coletiva e individual, estreitando assim o vínculo cliente-empresa desde o primeiro contato até o pós-venda.
Por que utilizar a IA nas estratégias de fidelização?
A resposta está na maior eficiência dessa tecnologia, pois é a única capaz de trabalhar com um grande volume de dados, seja automatizando uma série de tarefas, facilitando a operação dos processos internos ou até mesmo auxiliando na tomada de decisões e implementação de estratégias com maior índice de aceitabilidade e adaptabilidade às tendências de mercado.
Quando utilizamos soluções de IA para fidelizar clientes ampliamos cada vez mais o público atendido. Isso faz com que a empresa tenha uma previsibilidade maior de faturamento.
A inteligência artificial tem sido muito empregada no atendimento ao público, onde os consumidores encontram disponibilidade 24 horas por dia. O que aumenta a eficiência do suporte e reduz o tempo de espera.
A IA também ajuda a identificar oportunidades. Isso acontece pela análise de dados, que identifica padrões de comportamento e prevê comportamentos futuros, tornando possível antecipar ações para atender com prontidão as necessidades dos consumidores.
Quais são as melhores dicas para utilizar IA na fidelização de clientes?
Listei as três principais ideias que as empresas têm colocado em prática:
Coleta de dados
Um sistema baseado em IA é capaz de analisar dados valiosos e fazer a coleta, o armazenamento e tratamento deles, proporcionando um material rico e útil para trabalhar as melhores estratégias para a empresa.
Chatbot
É importante ressaltar que o chatbot é diferente do chat de atendimento. No segundo caso, temos um espaço em que o cliente navega por informações até encontrar o que busca, ou pode conversar com um atendente humano.
No chatbot, o atendimento se dá por meio da IA, que interage com o cliente de forma humanizada, compreendendo textos e mensagens de voz, identificando as necessidades do cliente, além de buscar a resposta mais adequada e trazer o melhor retorno e/ou solução para o consumidor, utilizando de uma linguagem natural.
Recomendação de soluções
Como citado anteriormente, um dos maiores benefícios do uso da inteligência artificial é a análise de big data. Se a empresa possui registro do histórico dos clientes, a ferramenta tornará possível a recomendação de soluções que se adequam as preferências de cada cliente.
Semelhante à abordagem adotada em serviços de streaming, essa tecnologia aprimora a experiência do cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade ao se sentir compreendido e valorizado. A IA permite um atendimento personalizado e de maior valor agregado, contribuindo para que o cliente se sinta valorizado e retorne ao utilizar os serviços oferecidos pela empresa.
Acredito que recursos de processamento de linguagem natural (PLN) seja a principal inteligência artificial para fidelizar clientes, pois permite uma forma mais natural ao consumidor, compreendendo suas necessidades e entregando soluções apropriadas.
Outra estratégia interessante é a implementação de recursos machine learning, que permitem que o sistema se aprimore de maneira contínua, na intenção de realizar análises e previsões cada vez mais precisas e amplas.
Vale contar com o suporte de empresas que oferecem soluções de IA e a digitalização de seu negócio. Dessa forma, ficará ainda mais fácil identificar demandas e personalizar ferramentas de acordo com as necessidades da empresa e as características do público que será atendido.
O mais importante é saber que é possível fidelizar clientes com IA e que essa tecnologia não está fora de alcance. A ferramenta já é realidade em muitos negócios, que estão colhendo os benefícios ao adotar uma cultura de inovação, capaz de diferenciá-los em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e hiperconectado.
(*) Everaldo Biselli é diretor de vendas da Scala, empresa do Grupo Stefanini com foco na implantação de abordagens tecnológicas que exigem alto grau de especialização em negócios, como Analytics, Inteligência Artificial, Hiperautomação, Integração e Cloud.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Holambra

19/06/2024
Hortitec 2024: lançamentos para produção de hortifrúti são destaque no evento

São Paulo

26/06/2024
Grupo Impettus apresenta negócio de proximidade na ABF Franchising Expo 2024, solidez em expansão e aposta em capacitação

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados