Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2022
 
Fazenda Solar - São Francisco - divulgação Órigo Energia
Fazenda Solar - São Francisco - divulgação Órigo Energia

Órigo é parceira do TEDx Belo Horizonte para a neutralização das emissões de CO2 do evento - 05/08/22

Indique - Contato - Compartilhar:


Com a emissão de 15 RECs a empresa, que contou com a consultoria da KOA, assegura que a energia fornecida provém de fontes renováveis, mitigando emissões nocivas ao meio ambiente

Agosto, 2022 – A Órigo Energia, líder em geração compartilhada no país, marca presença como empresa apoiadora do TEDx Belo Horizonte ao emitir RECs (Renewable Energy Certificate, ou Certificados de Energia Renovável em português) com a finalidade de neutralizar as emissões de CO2 do evento, reduzindo os impactos no meio ambiente e garantindo a utilização de energia limpa. Realizado nesse sábado, 6/8, no Sesc Palladium, no Centro da capital mineira, a partir das 14h, a programação do TEDx Belo Horizonte contará com palestras para compartilhar ideias e conhecimentos em diversas áreas.

Para assegurar a prestação de serviço por meio dessa ferramenta de mercado que prova que a energia foi proveniente de fonte renovável, a Órigo realizou o cálculo levando em conta o histórico dos eventos. “Antes de qualquer ação, para identificarmos a quantidade correta de RECs que serão concedidas, precisamos monitorar e entender os impactos das atividades geradas anteriormente”, comenta a head de marketing e sustentabilidade da Órigo, Tatiana Fischer.

Importante destacar que, cada I-REC representa o benefício ambiental de 1 MWh de energia elétrica gerada e injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN). As emissões de CO2 estão classificadas em escopos 1, 2 e 3, de acordo com o GHG Protocol (Greenhouse Gas Control). Portanto, os RECs neutralizam as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera somente no escopo 2, onde estão contempladas as emissões indiretas da energia de fonte comprada, ou seja, eletricidade, vapor, calor e refrigeração.

O TEDx Belo Horizonte também organiza outros eventos menores de divulgação e de interação que têm a meta de inspirar o seu público, como o Espaço Open Mic montado em uma loja no Boulevard Shopping, que recebeu a presença da Órigo em um evento no dia 2/8 para falar sobre energias renováveis e sustentabilidade.

Tatiana ressalta ainda que, ao todo, a Órigo emitirá 15 RECs em nome do TEDx BH pois, além dos 3 RECs do evento principal de sábado, também concederá mais 12 RECs correspondentes a todas as pequenas conferências realizadas, incluindo o Espaço Open Mic do shopping e acrescenta: “O objetivo dessa parceria é reforçar nosso ecossistema de impacto, inovação e conhecimento. Acreditamos na mudança como chave propulsora de uma economia sustentável. A associação da Órigo com o TEDx possui sinergia com os valores da marca e a mecânica criada para o evento reforça o pioneirismo e disrupção em nossos segmentos de atuação”.

A KOA Assessoria entra como consultora nesse processo junto ao TEDx Belo Horizonte e ao Instituto Totum, órgão oficial e único no Brasil que pode emitir RECs.

Os benefícios de adquirir RECs

Ao adquirir RECs, o consumidor pode afirmar que a energia utilizada para o desenvolvimento de suas atividades, serviços ou produtos se origina de uma fonte renovável específica e, por meio desse certificado, apropria-se da energia limpa que foi injetada no sistema. Além disso, a obtenção desses certificados encoraja outros usuários a demonstrar a forma como usaram energia durante o ano, reduz os impactos no meio ambiente, impulsiona a produção de energia renovável e legitima usuários que dão preferência pelo uso de energia limpa.

Inovação e tecnologia que democratizam o acesso à energia solar

A Energy Tech Órigo Energia é um dos principais exemplos desse perfil de startup. A empresa, que lidera o setor de geração distribuída de energia, destaca-se pelas soluções inovadoras que traz para o segmento e para os seus clientes. Em sua operação, por exemplo, a Órigo traz um modelo muito inovador ao disponibilizar para os seus clientes cotas de energia solar gerada em suas fazendas solares em um modelo de assinatura, comparado a um serviço de streaming ou de TV a cabo. Ou seja, a energia solar captada por grande número de placas fotovoltaicas instaladas nas fazendas solares é conectada à rede de distribuição para que possa ser consumida pelos clientes, como residências e pequenas e médias empresas.

Com o modelo inovador da Órigo, seus clientes não precisam investir na compra de placas solares ou em obras para instalar essas placas nos seus telhados, dessa forma, até mesmo apartamentos ou escritórios de edifícios comerciais podem se beneficiar das vantagens da energia limpa, de origem solar. Mas os benefícios não param por aí. Como essa energia limpa é gerada em processos menos onerosos e mais próxima de onde ela será consumida, os clientes têm uma economia na conta de luz, que gira em torno de 10% a 15%, em média. Isso sem falar da conexão com as demandas de respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos naturais, sendo opção para consumidores atentos à necessidade de cuidado com o planeta.

E, como ocorre frequentemente com as startups, a Órigo está atenta à realidade dos consumidores no ambiente on-line. Em seu modelo, a contratação das cotas de energia solar pelos clientes é feita em um processo extremamente fácil e totalmente on-line no site da empresa. Ou seja, as inovações da empresa, em toda a sua operação, permitem o acesso democrático dos consumidores à energia solar, limpa, além de proporcionar a esses consumidores oportunidade de protagonismo ao terem opção de escolha, o que é um fator disruptivo no segmento de energia elétrica no Brasil.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados