...
Neste mês de setembro, o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), chega a quatro cidades, de quatro estados do Norte e Nordeste do País. No total, 223 profissionais serão capacitados - professores, gestores, coordenadores e diretores –, beneficiando 15.600 alunos, em Lauro de Freitas (BA), Macapá (AP), Barcarena (PA) e Várzea Alegre (CE).
Serão aplicados os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Lauro de Freitas e Barcarena dão continuidade à formação, recebendo respectivamente os módulos 2 (Didática) e 3 (Pedagogia do Esporte Educacional). Já Macapá e Várzea Grande terão o módulo 1 do Escolas Ativas.
Lauro de Freitas abre a programação do mês, no formato EAD, na terça-feira (3). Nos dias 10 e 11 será a vez de Macapá e, no dia 12, de Barcarena. Depois, dias 17 e 18, o projeto do IEE estará em Várzea Alegre. Todas estas presenciais.
“Essas quatro cidades recebem módulos do método do IEE agora em setembro, proporcionando um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
A Didática, em Lauro de Freitas, será discutida remotamente, via webinário, no módulo 2 em EaD. Serão apresentados vídeos com situações / problemas no desenvolvimento de práticas de jogos e brincadeiras, que geram discussões de estratégias e de ferramentas didáticas, favorecendo o ensino e a aprendizagem dos alunos e alunas.
O terceiro módulo, presencialmente em Barcarena, tem como tema a Pedagogia do Esporte, que será discutida e vivenciada por meio de esportes não convencionais, como ultimate fresbee, tiro com arco, esgrima, manbol e outros, atendendo aos critérios do "bom jogo": imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.
O Conceito Escola Ativa, Corpo, Movimento e Educação Integral, e Sistema SIM - Diagnóstico e Plano de ação Escolas "mais" Ativas fazem parte do conteúdo do módulo 1 do Escolas Ativas. O foco é na mobilização dos professores e gestores, por meio de dinâmicas e estudos em grupo, buscando tornar as escolas espaços mais disponíveis para o movimento, a educação física e o esporte.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA CTEEP e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
|