Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Quais os principais cuidados no tratamento com aparelho? - 24/02/20


Compartilhar:

Uma postura responsável por parte do paciente é fundamental para o sucesso de um tratamento com aparelho ortodôntico. Acúmulo de placa, restos alimentares e cárie, além de falta de cuidado com as peças e faltas nas consultas podem afetar diretamente os resultados e causar o aumento de tempo de uso.

Por este motivo, adultos devem tomar cuidado redobrado. Papais de crianças que usam aparelho devem ficar atentos a escovação e uso incorreto de acessórios.

Entenda agora quais são as principais recomendações em um tratamento com aparelho.

Cuidados para um tratamento com aparelho de sucesso
Preocupação com a alimentação
Apesar dos atuais avanços da odontologia, que permitiram a criação de aparelhos mais resistentes e com maior durabilidade, como o aparelho odontológico transparente, ainda é muito importante tomar cuidado com a alimentação.

É importante evitar alimentos duros e nada nutritivos - como maçã do amor, pé de moleque, caramelo, torresmo e quebra-queixo -, pois podem atrasar o tratamento quebrando peças importantes para a movimentação dentária. Entretanto, caso sinta muita vontade, não se prive. Só não faça da exceção uma rotina e não esqueça de escovar os dentes em seguida.

Foque no que é nutritivo e ajude a manter o fluxo de saliva na boca, como maçã e pera. Entretanto, para evitar que resto de comida fique preso, corte em pequenos pedaços.

Evite certos hábitos
Muitas pessoas têm mania de morder lápis e caneta quando sentem “tédio”. Essa prática pode ajudar os braquetes a descolarem ou amassar os arcos. Policie-se, toda a vez que sentir vontade, pense em como atrasará o tratamento uma manutenção de última hora.

Ao contrário do que muitos pensam, praticar esportes não faz parte dos hábitos que devem ser deixados de lado. Para proteger dentes, lábios, bochechas, aparelho ortodôntico e evita traumas, recomenda-se o uso de um protetor bucal. É possível solicitar para o próprio ortodontista no momento do início do tratamento.

Falta nas consultas de manutenção
A frequência de consulta de manutenção varia de aparelho para aparelho. Enquanto o convencional exige consultas semanais ou quinzenas, o autoligado tem uma média de apenas 9 consultas por tratamento (40% menor).

Se você é uma pessoa atarefada ou que sente preguiça de esperar na cadeira do ortodontista a sua vez, opte pela opção de aparelho que tem mais a sua cara. O importante é não deixar de comparecer ao profissional quando necessário, afinal você não quer prolongar o tratamento, certo?

Responsabilidade com o uso de acessórios
Em algum momento do tratamento, pode ser necessário fazer uso de acessórios ou dispositivos para potencializar a movimentação dentária. O maior conhecido é o elástico. Caso a indicação seja feita pelo ortodontista, cumpra com a regularidade proposta.

Escovação
Se ter compromisso com a saúde bucal já é importante sem aparelho, durante o tratamento é mais ainda. Neste período, você tem na boca braquetes, fios, bandas, acessórios e dependendo do modelo, borrachinhas coloridas.

Portanto, para evitar cáries, descalcificação, gengivite e até perda óssea, é importante realizar uma escovação correta e sem pressa. Isso, porque você precisará higienizar cada parte do dente e aparelho com os produtos específicos.

Caso haja falta de responsabilidade, esteja ciente que o tratamento irá atrasar, visto que a placa bacteriana contribui para a resistência da movimentação.

Recomendações para uma boa escovação:

Escovar os dentes em até 5 minutos após refeições;
Fazer bochecho com água antes de passar a escova;
Realizar movimentos circulares e sem pressão;
Usar escova interdental para limpar o aparelho;
Realizar bochecho de 30 segundos com enxaguante bucal.
Conclusão
Os principais cuidados que devem ser tomados são: higienização bucal e do aparelho corretamente; tomar cuidado com hábitos prejudiciais que possam causar quebra de peças, como alimentação incorreta e morder canetas; responsabilidade com uso de acessórios; não faltar às consultas.

Vale ressaltar que possuir um plano odontológico é sempre válido, consulte seu dentista!
Fonte: https://consultoriosodontologicos.com.br/



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Belo Horizonte

28/03/2024
Nelson Wilians visita Belo Horizonte nas comemorações de 25 anos do escritório

Benguela

30/03/2024
Concurso de poesia "arte viva" revelando talentos em benguela

Taubaté

04/04/2024
Projeto “Novos Horizontes” chega a Taubaté para introduzir crianças ao mundo da música

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados