Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Exatas: o pesadelo dos estudantes - 23/08/19


Compartilhar:

...
...

Roberto Pupim Dalpino*

Na grande maioria das salas de aula, os alunos têm uma reclamação em comum: a dificuldade de aprender matérias exatas. Claro que essa não é a regra, mas as disciplinas de matemática, física e química tiram o sono de muita gente. Mas por que isso acontece?
Cada aluno aprende de um jeito e suas aptidões dizem muito sobre seu desempenho escolar em determinadas áreas. Por exemplo: aquele mais inclinado para a área de humanas provavelmente aprende com mais facilidade história e português do que disciplinas exatas, e vice-versa.
Muitos alunos que não gostam de matemática, durante a vida escolar, estudam o suficiente para passar de ano, sem entender realmente o conteúdo que foi passado. Neste caso, é comum ouvir comentários do tipo “não vou precisar disso para nada na vida”. Outros têm tanto medo dessas matérias que realmente não conseguem desenvolver o raciocínio por medo de errar.
O aluno que realiza um problema de matemática, física ou química, sabendo que provavelmente nunca mais vai usar aquela fórmula com certeza vai errar. E aqueles que já começam com medo de errar também não vão conseguir resolver a questão.
O segredo para aprender qualquer disciplina exata é a paciência, ainda mais se você não gosta, de jeito nenhum, daquela matéria. Não existe fórmula certa para aprender: é preciso estudar muito. E quando achar que estudou o suficiente, estude mais. Quer uma dica? Comece pelos exercícios mais simples e depois vá aumentando o nível de dificuldade. Praticar exercícios ajuda bastante no aprendizado e, consequentemente, na memorização do conteúdo.
E mesmo com uma rotina constante de muito estudo, alguns alunos precisam de um direcionamento um pouco mais específico para determinadas matérias. Se esse for seu caso, aulas particulares podem fazer toda a diferença em seu aprendizado e no seu desempenho.
O professor particular adequa o ensino ao perfil de cada aluno, bem diferente do que acontece na escola, onde tudo é passado de forma igual para diferentes perfis. Essa ajuda voltada especificamente para o problema é uma ótima maneira de estimular a criatividade, superar o medo de errar e deixar esse obstáculo de lado de uma vez por todas.

*Roberto Pupim Dalpino é sócio fundador da Dalpino Educacional, instituição de prestação de serviços de aulas particulares que atende de forma personalizada as necessidades dos alunos, entendendo suas dificuldades e seus objetivos, para então preparar aulas personalizadas.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

20/04/2024
Pia Fraus comemora seus 40 anos com estreia de espetáculo sobre a vida dos Dinossauros do Brasil

Curitiba - PR

23/04/2024
Embaixadora da Dinamarca visita projeto social inaugurado pela Princesa Benedikte em Curitiba

Rio de Janeiro

30/04/2024
Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados