Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 19 de Junho de 2024

Especialista alerta contribuinte sobre o prazo final da declaração do Imposto de Renda - 27/05/24


Compartilhar:

Divulgação
Divulgação

O hábito dos brasileiros de “deixar tudo para a última hora” pode ser prejudicial em se tratando da declaração do Imposto de Renda (IR), cuja prestação de contas com a Receita Federal (RF) termina no dia 31 de maio. O contribuinte que não fizer a entrega das informações, até a data estabelecida, estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora.

A diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, alerta sobre o cumprimento da obrigação tributária. “O contribuinte que fizer a declaração dentro do prazo estipulado, não estará sujeito aos prejuízos financeiros, como as multas. Além disso, manterá a situação fiscal em dia, evitando problemas futuros com a Receita Federal”, ressalta.

A especialista lembra que manter a declaração de IR em dia pode facilitar o acesso a créditos e financiamentos, pois ela é exigida por instituições financeiras.

Com a proximidade do final do prazo para a entrega da declaração, Carolina reforça a importância de organizar os documentos e os comprovantes de renda, recibos de despesas dedutíveis (como educação e saúde) e informações sobre bens e direitos. “A organização prévia facilita o preenchimento da declaração e minimiza erros”.

Segundo a diretora, outro fator importante é revisar todas as informações antes de enviá-las, pois pequenos erros podem causar grandes transtornos, como a necessidade de retificação ou até mesmo cair na malha fina.

Por fim, Carolina diz que se houver alguma dúvida ou incerteza durante o processo de declaração de imposto de renda, é recomendável buscar orientação profissional o quanto antes. “Ao adotar os cuidados mencionados e buscar orientação profissional quando necessário, os contribuintes aumentam as chances de evitar problemas com a Receita e mantém a organização financeira em dia”.

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Hoje conta com quatro centrais, 28 cooperativas, 370 unidades de negócios e mais de 315 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional - Unicred do Brasil.



Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte/MG, que possui 8 singulares, 121 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Holambra

19/06/2024
Hortitec 2024: lançamentos para produção de hortifrúti são destaque no evento

São Paulo

26/06/2024
Grupo Impettus apresenta negócio de proximidade na ABF Franchising Expo 2024, solidez em expansão e aposta em capacitação

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados