Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
 
Dicas simples ajudam a conservar a fantasia por mais tempo
Dicas simples ajudam a conservar a fantasia por mais tempo

Aprenda a lavar corretamente as fantasias para cair na folia durante o Carnaval - 09/02/18

Indique - Contato - Compartilhar:


O Carnaval é um dos feriados mais esperados por brasileiros, que separam as fantasias ou os abadás para curtir a folia em grande estilo. Durante as semanas que antecedem o período, é normal dar aquela checada na fantasia para verificar se está limpa e livre de manchas. Mas, muitas pessoas acabam guardando este tipo de vestuário sem lavar, se esquecem de colocar para arejar ao longo do ano ou não armazenam da forma correta. Tais fatores podem comprometer a qualidade do tecido. Para que isso não aconteça, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, dá importantes dicas que ajudam a conservar a peça por mais tempo.
O primeiro passo é verificar o tipo de tecido e a existência de manchas, se há pedrarias, aplicações, bordados, lantejoulas, estamparias, entre outros. Feito isso, separar as opções claras das escuras. “Esse tipo de roupa é produzido com tecidos delicados, com fibras finas e frágeis. Em grande parte dos casos, aconselhamos que lavem as fantasias na mão, com movimentos suaves para não prejudicar o tecido e suas aplicações. Vale ressaltar que os adereços em sua grande maioria não podem ser lavados, devido a sua fragilidade. Para retirada de manchas aconselhamos procurar uma lavanderia especializada”, relata Marinês Cassiano.

Para verificar se a peça solta tinta, basta efetuar um pequeno teste. “Molhe uma região pequena da fantasia com uma solução de água e detergente neutro líquido e, em seguida, esfregue um tecido branco e seco. Se o tecido teste (branco) ficar manchado, recomendamos que a peça seja lavada separadamente, para não manchar outras peças. Lembramos ainda que o artigo que soltar tinta (cor) no teste realizado pode perder a coloração devido sua baixa solidez da cor”, revela a especialista.

Já as fantasias em poliéster sem adereços, por exemplo, podem ser lavadas na máquina com sabão líquido neutro, utilizando sacos de proteção durante o ciclo de limpeza. Neste caso, o ideal é lavar apenas com peças leves e da mesma cor. Para secar, o ideal é não utilizar secadora e a recomendação é optar por locais ventilados e a sombra, pois o sol poderá causar manchas e desbotar a cor do tecido e seus adereços. As fantasias devem ser armazenadas em sacos de TNT e o ideal é que, a cada três meses, sejam retiradas do armário e colocadas para arejar. Dessa maneira, é possível conservar a fantasia por muito mais tempo.

“Vale ressaltar que as opções em couro ou camurça não podem receber qualquer tipo de limpeza, ou seja, é preciso que haja mão de obra profissional para remover resíduos, tirar manchas, hidratar e proporcionar mais maciez”, finaliza.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
São Paulo
07/03/2018

Evento reúne vários segmentos da arte têxtil

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados