Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Domingo, 19 de Novembro de 2017
 

Maioria dos brasileiros se informa na Internet antes de consultar médicos - 23/05/16

Indique - Contato - Compartilhar:


Pesquisa realizada pela Doctoralia mostra também que as pessoas acima de 51 anos estão cada vez mais conectadas quando o assunto é saúde

A Doctoralia, plataforma online que conecta pacientes e médicos, realizou uma pesquisa global*, sobre a utilização de tecnologias de informação e comunicação no campo da saúde, e constatou que 68% dos brasileiros declaram ter falado com o seu médico sobre os temas encontrados na Internet.

Outra descoberta mostra que os brasileiros mais velhos também estão aderindo a tecnologia para monitorar e cuidar da saúde. O levantamento destacou que, diariamente, 31% dos entrevistados com idade entre 51 e 60 anos está em ambiente online para pesquisar informações de saúde. Com a mesma frequência, 46% deles também utilizam celulares ou tablets como ferramenta de busca por mais dados sobre saúde ou serviços do segmento.

Quando a questão é o uso de aplicativos de monitoramento de saúde e bem-estar, as pessoas que estão acima de 51 anos têm presença em destaque. Embora 55% entrevistados sejam jovens que possuem esses apps nos dispositivos móveis, a outra fatia de 45% é composta por pessoas mais velhas e que estão, cada vez mais, conectadas ao mundo digital.

Esse mesmo público tem destaque também quando questionado sobre marcar consultas. Pelo menos uma vez por semana, cerca de 42% deles utilizam aplicativos de saúde para agendar consultas com seus médicos.

Relacionamento com pacientes em ambiente digital

Se o ambiente online se populariza entre os pacientes, os médicos tem que lidar com a novidade. Entretanto, ter a facilidade de disponibilizar prontuário na web, marcar consultas e ter perfil em redes sociais de médicos não é uma realidade para todos.

O infectologista da Doctoralia, Dr. Guenael Freire, explica que ter uma presença digital ainda é um tabu para muitos colegas da profissão. “Muitos médicos tem receio em se expor no ambiente virtual ou não tem intimidade com as novas mídias. Eles precisam perceber que a identidade digital é uma tendência irreversível”, conta.

Dr. Renato Ferneda de Souza, também infectologista da plataforma, complementa ainda que a maior dificuldade dos médicos é manter-se atualizado nas mídias sociais. “Trata-se de uma situação sem volta, já que temos que facilitar o acesso da população ao serviço médico”, esclareceu.

Se é importante manter-se em ambiente digital para ser mais acessível aos pacientes, a disponibilidade de informação na internet também pode ser um desafio. Quem nunca teve uma dor de cabeça e foi pesquisar a causa na web? Essa resposta instantânea por um diagnóstico na web pode ser perigoso.

Dr. Renato esclarece que é preciso ter muito cuidado ao ler as informações e o paciente deve sempre buscar por fontes seguras. “Como nem todos os sites são especializados e científicos, as informações errôneas estimulam a automedicação na população, além de acarretar riscos à saúde pelo diagnóstico mal feito”, explica.

*Pesquisa foi realizada em oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália e México) e contou com 3.621 entrevistados. No Brasil, foram 646 entrevistados.

Sobre Doctoralia
Doctoralia é a plataforma líder mundial que conecta profissionais de saúde com os pacientes, transformando e melhorando a relação entre eles por meio do fornecimento de ferramentas que contribuem para melhorar a visibilidade online dos profissionais de saúde, ajudando-os a encontrar mais pacientes e a melhor gerenciá-los. No que diz respeito à saúde do usuário, proporciona um espaço para tirar dúvidas, dar opiniões e encontrar o melhor profissional de saúde para atender suas necessidades. Doctoralia tem 11 milhões de usuários mensais e está disponível em 20 países: Brasil, Espanha, México, França, Argentina, Itália, Reino Unido, Canadá, Portugal, Índia, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Holanda, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Áustria, Peru e Austrália. Conheça mais em http://www.doctoralia.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Loja online roupas infantis
Agenda
São Paulo
18/11/2017

Laquila participa do 2º Feirão de Marcas na Rua das Motos em São Paulo
Cajamar
19/11/2017

Anhanguera Parque Shopping realiza oficina de Porta Retrato Natalino
Brasília
23/11/2017

Inovação Tecnológica em Saúde é tema de fórum no Senado
Rio de Janeiro
24/11/2017

Rosacruzes realizam Convenção sobre Música, Misticismo e Espiritualidade no Rio
São Paulo
28/11/2017

Associação da Parada LGBT de São Paulo realiza o I Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs.
São Paulo
02/12/2017

Maior shopping itinerante de compras e doação de São Paulo terá descontos de até 50% e Papai Noel contador de histórias

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados