Moda infantil
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Domingo, 19 de Novembro de 2017
 

12 coisas que você precisa saber sobre o H1N1 -

Indique - Contato - Compartilhar:


Infectologistas do Doctoralia respondem as dúvidas mais frequentes sobre o vírus
A Influenza A, também conhecida como gripe suína e causada pelo vírus H1N1, tem causado preocupação no país. Este ano, a doença se antecipou e está causando grande movimentação nos postos de saúde e hospitais. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, o Brasil já registra 443 casos de pessoas infectadas e sete óbitos. Com concentração maior em São Paulo, cerca de 379 casos, o estado possui 58 mortes pela doença.
A Doctoralia, plataforma online líder em relacionamento entre médicos e pacientes, selecionou dois médicos infectologistas, Dr. Renato Ferneda de Souza e Dr. Guenael Freire, para responder as preocupações mais comuns sobre o H1N1 entre os pacientes.
1) Qual a diferença entre o H1N1 e os outros vírus das gripes comuns?
Dr. Renato Ferneda de Souza, infectologista hospitalar: Não há muitas diferenças, pois, o quadro clínico é o mesmo. O paciente deve ficar atento à piora rápida dos sintomas após três dias. Febre que não cessa, aumento de secreção na tosse e a falta de ar são sintomas da Influenza A.

2) Qual diferença entre a Influenza A e a dengue?
Dr. Guenael Freire, clínico geral e infectologista: As gripes, que são transmitidas pelo vírus Influenza, geralmente causam dores de garganta, tosse e sintomas respiratórios. Já a dengue causa manchas na pele e, em casos mais graves, hemorragias. Em ambos os casos, o hemograma – exame de sangue – também ajuda a identificar a doença que o paciente possui.

3) A vacina previne apenas contra o vírus do H1N1?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Não. A composição da vacina previne contra a Influenza A H1N1 e os tipos de gripes comuns (A e B).

4) Por que há grupos de riscos para vacinação?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Os grupos de risco incluem os idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças que possuem risco de evolução rápida dos sintomas do H1N1 e estão mais vulneráveis ao vírus. As pessoas que estão fora deste quadro têm risco baixo de mortalidade e poucas complicações.

5) Se eu tomar a vacina, posso ser infectado com o vírus H1N1?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Depois de aplicada, a vacina tem efetividade de prevenção de oito a dez meses. Após este período, é indicado que a dosagem seja renovada. Por isso, as campanhas contra a doença e de vacinação acontecem anualmente.


6) Posso me vacinar se eu estiver gripado?
Dr. Renato Ferneda de Souza: A recomendação é que o paciente que esteja gripado espere pelo menos cinco dias antes de tomar a vacina. Com isso, o medicamento não perde a efetividade imunológica.

7) Por que eu fico gripado após tomar a vacina?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Ter dores e mal estar três dias após a vacinação são sinais de reação à vacina. Porém, gripar dias depois da vacinação pode ser sinal de que o vírus que estava em incubação e se manifestou tardiamente.

8) Como funciona o tratamento contra a Influenza A?
Dr. Renato Ferneda de Souza: É indicado que o paciente repouse, beba líquidos e se alimente bem. Além disso, anti-inflamatórios, antialérgicos e xaropes que são prescritos pelos médicos ajudam no tratamento. Em casos mais graves, em que os sintomas pioram com rapidez, o médico também pode receitar antivirais, que evitam a proliferação do vírus.

9) Posso me tratar somente com antiviral?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Os antivirais são prescritos para pacientes que, após três dias com o vírus, estão com sintomas muito agravados. O uso deste tipo de medicamento perde a eficácia após cinco dias de uso, quando a carga viral no corpo do paciente torna-se menor e resta apenas a reação inflamatória da gripe.

10) De que modo o vírus é transmitido?
Dr. Renato Ferneda de Souza: A transmissão se dá pelo ar e objetos contaminados. Por isso, é importante manter a higienização dos ambientes e, principalmente, lavar as mãos com sabão ou álcool em gel. Além disso, evitar tossir/espirrar com a mão na boca é outra forma de prevenir que o vírus se propague no ambiente. As pessoas que estão com sintomas também podem usar máscaras.

11) Como devo me prevenir?
Dr. Guenael Freire: Além da vacinação e da higienização, também é importante a alimentação e hábitos saudáveis que ajudam a manter o organismo bem e previne diversas doenças.

12) A doença não é típica em épocas de inverno? Por que ela chegou antes?
Dr. Renato Ferneda de Souza: Geralmente, o índice de pessoas gripadas aumenta durante o inverno, porém, este ano, a Influenza A já registra muitos casos em pleno outono. Isso ocorreu devido a grande movimentação de pessoas e turistas que transitam em diversas localidades.


Sobre a Doctoralia
Doctoralia é a plataforma líder mundial que conecta profissionais de saúde com os pacientes, transformando e melhorando a relação entre eles por meio do fornecimento de ferramentas que contribuem para melhorar a visibilidade online dos profissionais de saúde, ajudando-os a encontrar mais pacientes e a melhor gerenciá-los. No que diz respeito à saúde do usuário, proporciona um espaço para tirar dúvidas, dar opiniões e encontrar o melhor profissional de saúde para atender suas necessidades. Doctoralia tem 11 milhões de usuários mensais e está disponível em 20 países: Brasil, Espanha, México, França, Argentina, Itália, Reino Unido, Canadá, Portugal, Índia, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Holanda, Colômbia, Chile, Emirados Árabes Unidos, Áustria, Peru e Austrália. Conheça mais em http://www.doctoralia.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
São Paulo
18/11/2017

Laquila participa do 2º Feirão de Marcas na Rua das Motos em São Paulo
Cajamar
19/11/2017

Anhanguera Parque Shopping realiza oficina de Porta Retrato Natalino
Brasília
23/11/2017

Inovação Tecnológica em Saúde é tema de fórum no Senado
Rio de Janeiro
24/11/2017

Rosacruzes realizam Convenção sobre Música, Misticismo e Espiritualidade no Rio
São Paulo
28/11/2017

Associação da Parada LGBT de São Paulo realiza o I Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs.
São Paulo
02/12/2017

Maior shopping itinerante de compras e doação de São Paulo terá descontos de até 50% e Papai Noel contador de histórias

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados