Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

É fundamental fechar o balanço anual com precisão para oferecer uma visão geral da empresa aos stakeholders e órgãos reguladores - 23/01/23


Compartilhar:

Eduardo Todeschini
Eduardo Todeschini



O fechamento anual é um momento bastante movimentado para os departamentos financeiro e contábil de toda e qualquer empresa. Isso porque envolve a verificação e atualização das contas para refletir as transações e eventos contábeis que ocorreram durante os últimos 12 meses. Entre outras coisas, o objetivo é calcular o resultado do ano que passou a fim de ter uma visão precisa da empresa, seus resultados, conquistas e pontos a melhorar, para apresentar aos interessados e submeter informações precisas aos órgãos fiscalizadores.

Consolidar as contas anuais de uma empresa significa seguir um processo preciso a fim de ter sucesso nessa tarefa às vezes hercúlea. O número de etapas depende do tamanho da empresa, mas alguns dos principais são:
• Coleta de documentos contábeis - é necessário coletar todos os documentos contábeis relacionados às transações e eventos do ano que passou. Isso inclui extratos bancários, comprovantes de pagamento, notas ficais etc.
• Registro das transações contábeis - para garantir um fechamento tranquilo e conseguir demonstrações financeiras precisas, é necessário se certificar de que todas as transações ocorridas durante o exercício foram registradas corretamente.
• Verificar saldos bancários - verifique se os saldos de suas contas bancárias se reconciliam com as contas (a isso se chama conciliação bancária).
• Fazer ajustes contábeis - uma vez reconciliados os saldos bancários, os vários ajustes contábeis do ano devem ser feitos. Esses ajustes garantem que as contas anuais estejam corretas.
• Elaboração das contas anuais - balancete patrimonial, demonstrativo de lucros e perdas, demonstração de fluxo de caixa etc.
“Embora seja um período de muito trabalho, existem boas práticas simples que podem ser implementadas antes e durante o fechamento anual, permitindo que a carga de trabalho seja distribuída e controlada e, ao mesmo tempo, garantindo um bom nível de qualidade nas contas que serão emitidas”, afirma Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global.




Segundo ele, é comum também que os departamentos financeiros e contábeis criem um cronograma com os principais marcos do processo de fechamento anual. "Este cronograma pode conter também as tarefas a serem realizadas pelas equipes e as datas planejadas de entrega. Dessa forma, todos os integrantes estarão mais cientes dos impactos de suas ações (ou falta delas) para gerar resultados precisos”, detalha Todeschini.

O CEO DA Pryor aconselha ainda as empresas a anteciparem parte do trabalho do fechamento anual, uma prática fácil de implementar e que permite identificar potenciais problemas ou inconsistências contábeis, podendo-se resolvê-los com antecedência. O principal benefício é evitar que as equipes trabalhem com pressa e assim melhorar a qualidade de suas análises. “Durante todo esse trabalho, a empresa pode e deve contar com parceiros de confiança para ajudá-las no registro, acompanhamento e obtenção de dados financeiros e contábeis claros e corretos e a estar em conformidade com as regulações vigentes”, ressalta Todeschini.

Com mais de 26 anos de atuação no mercado, a Pryor Global atua há muito tempo com a terceirização de backoffice e conta com equipes altamente qualificadas e experientes para ajudar as empresas a mitigar riscos em suas operações financeiras e contábeis.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados