Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Projeto MEFCO2 do programa Horizonte 2020 coordenado pela empresa i-deals, do grupo everis, foi concluído - 22/07/19


Compartilhar:


• O projeto MefCO2, de 11 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, foi concluído em junho de 2019.
• A fábrica piloto de MefCO2 é uma das maiores instalações de síntese de metanol derivada de CO2 dos gases de combustão da União Europeia.
• A fábrica piloto produz cerca de 1 tonelada de metanol por dia, capturando mais de 1,5 toneladas de CO2 de uma usina de energia na Alemanha.

Niederaussem (Alemanha), 22 de julho de 2019 - O evento que encerrou o projeto MefCO2 aconteceu dia 28 de maio de 2019 no Centro de Inovação em Carvão da RWE, na Alemanha, onde os resultados foram apresentados e foram realizadas visitas guiadas à fábrica-piloto.

Durante mais de quatro anos, a i-deals, corretora de tecnologia do grupo everis, liderou o consórcio MefCO2 para trabalhar nesta ação de inovação com o objetivo de demonstrar a viabilidade econômica da valorização do CO2 capturado, transformando-o em uma plataforma versátil de combustíveis químicos e renováveis, como o metanol. Essencialmente, o metanol torna-se um portador de energia renovável de fontes não-biológicas, como a eólica e a solar, graças à utilização de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis. A fábrica-piloto MefCO2 é atualmente uma das maiores instalações de síntese de metanol derivado de gases de combustão CO2 da União Européia.

A fábrica piloto produz 1 tonelada de metanol por dia, capturando mais de 1,5 toneladas de CO2. Além disso, uma eletrólise PEM (Membrana de Troca de Prótons) com resposta dinâmica melhorada produz o hidrogênio necessário para a síntese (120 Nm3/h). A fábrica foi projetada para uma operação flexível e diferentes testes já estão sendo realizados, simulando condições reais. A operação estável, até agora, foi alcançada entre 40% e 90% e as estimativas preliminares mostram uma eficiência superior a 90% em estado estacionário. Como resultado de uma exaustiva síntese e caracterização de catalisadores, foi registrada uma patente para um promissor catalisador destinado à produção de metanol.
A responsabilidade do projeto está a cargo de um consórcio formado por nove parceiros: a RWE Power (Alemanha) é a proprietária e responsável pela instalação de captura de CO2; a Carbon Recycling International (Islândia) fornece a unidade de metanol; a Mitsubishi Hitachi Power Systems Europe (Alemanha) é o integrador do sistema e fornece a unidade de condicionamento de CO2 e a Hydrogenics Europe (Bélgica) é a desenvolvedora da tecnologia de eletrólise. O Instituto de Catálise de Cardiff (CCI) (Reino Unido) trabalha na pesquisa da síntese de catalisadores; o Instituto Nacional de Química da Eslovênia (Eslovênia) trabalha com catalisadores e engenharia de reação; a Universidade de Gênova (Itália) é responsável pela análise termoeconômica e otimização de processos. Além disso, a Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha) lidera as simulações de processos; e o i-deals - grupo everis - (Espanha) é o coordenador do projeto e responsável pela disseminação e exploração dos resultados do projeto.

O trabalho realizado por cada parceiro foi apresentado a uma plateia renomada, incluindo vários especialistas de diferentes indústrias, representantes da Comissão Europeia e políticos locais. "O impacto do MefCO2 vai muito além dos resultados apresentados até o momento, estamos definindo a base para uma estratégia mais eficiente de conversão de CO2 na indústria da energia, integrando fontes de energia renováveis", diz Angel Sánchez, fundador do i-deals e coordenador do projeto, do grupo everis. "Estes tipos de tecnologias dependem em grande parte da flexibilidade e o MefCO2 provou que este cenário operacional é viável".

Os parceiros do consórcio estão trabalhando no roteiro de tecnologia, que permitirá a expansão das tecnologias do projeto e a implantação de unidades em plena capacidade operacional.

Sobre a everis
A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1,17 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 21.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países. Mais informações podem ser encontradas em http://www.everis.com.

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite http://www.nttdata.com.

CONTATOS PARA IMPRENSA
Market21 Comunicação & Marketing
Clezia Martins Gomes / clezia.gomes@market21.com.br/ (11) 9 9112-6942
Marco Barcellos / marco.barcellos@market21.com.br / (11) 9 8196-2273
http://www.market21.com.br





Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Benguela

30/03/2024
Concurso de poesia "arte viva" revelando talentos em benguela

Taubaté

04/04/2024
Projeto “Novos Horizontes” chega a Taubaté para introduzir crianças ao mundo da música

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados