Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Sexta-Feira, 08 de Maio de 2026

Espetáculo “A Gata Borralheira – Uma Farsa Mineira” chega a São Simão neste sábado (18) - 14/04/26


Compartilhar:

Foto de Vinícius Barros
Foto de Vinícius Barros

Apresentação gratuita acontece às 20h, no Theatro Carlos Gomes

Ribeirão Preto (SP), 14 de abril de 2026 - O espetáculo “A Gata Borralheira – Uma Farsa Mineira”, da Cia Representando a Arte, será apresentado neste sábado (18), às 20h, no Theatro Carlos Gomes, em São Simão (rua Rodolfo Miranda, 277 – Centro), com entrada gratuita. A sessão integra a circulação do grupo pelo interior paulista, voltada à ampliação do acesso ao teatro em municípios da região.

Inspirada no clássico conto popular, a montagem convida o público a acompanhar a juventude da personagem Dulcinéia em meio ao universo da cultura mineira, recriando o baile do Palácio do Alvoroço. É nesse ambiente festivo que se desenrola a busca pelo sapato perdido, em uma narrativa que combina humor, crítica social e elementos da estética popular. A encenação incorpora referências da cultura brasileira e música ao vivo, reforçando o caráter coletivo e dinâmico da experiência teatral.

A circulação faz parte do projeto “A Gata Borralheira – Uma Farsa Mineira”, que prevê um total de 18 apresentações divididas em três etapas, com foco na democratização do acesso ao teatro. Após uma primeira fase voltada a instituições filantrópicas e à comunidade em geral, o grupo percorre atualmente a etapa “Do Interior para o Interior”, com apresentações em cidades da região de Ribeirão Preto. Ao longo dessa fase, a companhia já passou por Serrana, Brodowski, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul e, no último fim de semana, esteve em Luiz Antônio e Cravinhos, consolidando uma trajetória marcada pelo encontro com diferentes públicos.

De acordo com o diretor Richard Barros de Oliveira, a resposta das plateias tem sido determinante para o andamento da circulação. “A receptividade do público tem sido um dos pilares dessa temporada. Em cada cidade, encontramos plateias muito abertas, que se envolvem, reagem e acabam influenciando o próprio ritmo do espetáculo”, comenta.

O diretor destaca ainda o momento atual do projeto. “São Simão marca o encerramento dessa segunda etapa, e na próxima semana iniciaremos a próxima etapa do projeto, intitulada “Andança”, que concentrará apresentações em cidades do interior paulista, mantendo a proposta de ampliar o alcance do espetáculo”.

O espetáculo tem duração de 1h20 e classificação livre. Todas as sessões contam com intérprete de Libras e recursos de audiodescrição, ampliando as condições de acessibilidade. A circulação conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

Serviço
Próxima apresentação do espetáculo “A Gata Borralheira - Uma Farsa Mineira”
Cidade: São Simão
Dia e horário: 18/04 (sábado) | 20h
Local: Theatro Carlos Gomes (rua Rodolfo Miranda, 277 – Centro)
Acesso: gratuito

Realização: Cia Representando a Arte

Apoio: Programa de Ação Cultural – ProAC, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo - Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) - Ministério da Cultura.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 
São Paulo
08/05/2026

ABS abre inscrições para curso online gratuito de Liderança de Comunidades de Startups
Vitória
14/05/2026

Congresso do HSRC aborda desafios da oncologia personalizada no Brasil
São Paulo
21/05/2026

APIX 2026 reúne Banco Central, PagueVeloz by Serasa e mais especialistas para debater os desafios da conectividade na Era Agêntica e seu impacto na economia digital
São Paulo
23/05/2026

Cris Barulins leva o espetáculo infantil “Planeta Peteca” ao Teatro Frei Caneca

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados