Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024

Profissionais da área da saúde recebem treinamento para uso de conservadora que armazena vacinas e produtos médicos - 23/02/24


Compartilhar:

...
...

“Nossa proposta, através desse programa, é realizar uma mudança cultural no setor da saúde”, disse Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sagil – startup acelerada pela Gnatus Equipamentos Odontológicos -, durante programa de treinamento realizado no Hospital de Amor, em Barretos, no dia 5/2, para profissionais da área da saúde. O treinamento marcou a mudança de publicação dos dados de medição da temperatura e umidade das vacinas – o que antes era feito no papel, passa agora a ser realizado com o auxílio da tecnologia das Conservadoras Gnatus by Sagil.

A Sagil foi uma das 14 startups integrantes do primeiro ciclo do programa Heathtech, realizado em 2021, em Barretos. A principal solução que a Sagil fabrica é a Conservadora para as áreas médica e odontológica (nas versões 37L e 100L), desenvolvida para armazenar produtos termolábeis (medicações e vacinas) em temperatura ajustável que pode ir do 16ºC até a -4ºC, com alarmes e sistema de monitoramento por meio do software IoT (da sigla em inglês para Internet das Coisas) – que notifica em caso de variação ou instabilidade no sistema. “Existem vacinas que precisam ficar em ambientes específicos, sem alteração de clima. Acredito que, a curto prazo, vamos conseguir influenciar o poder de compra das pessoas, com a garantia do medicamento ter sido armazenado em um ambiente adequado e controlado”, alerta o diretor da Sagil, Alexandre Bueno.

Desde 2022, as Conservadoras Gnatus by Sagil são utilizadas pelo Hospital de Amor de Barretos, maior centro de tratamento oncológico da América Latina. O equipamento é o primeiro do mundo a utilizar IoT e inteligência artificial para armazenagem de vacinas e medicamentos.

Treinamento com profissionais da saúde
“Realizamos um treinamento porque entendemos que o dispositivo chegou na versão de mercado e agora vamos coletar o feedback dos usuários para validar essa solução proposta pela Sagil”, explica Mateus Frederico de Paula, coordenador de projetos de inovação do Hospital de Amor. O treinamento de manejo do aplicativo, realizado no Hospital de Amor, foi voltado para colaboradores da Central Única de Saúde em Barretos (UPA) e da Santa Casa.

“Hoje os ambientes hospitalares são obrigados pela legislação a terem um controle de temperatura, principalmente por conta das medicações e vacinas. Antes, esse controle era feito manualmente, com anotações em planilha que, de tempos em tempos, os profissionais precisavam mudar a umidade e temperatura do ambiente. Agora, com esse dispositivo da Sagil isso não é mais necessário”, comenta Mateus Frederico de Paula.

Segundo o coordenador de projetos de inovação do Hospital de Amor, o tempo investido em gerir a planilha e alterar no sistema, de forma manual, poderia estar sendo destinado a um atendimento ao paciente. “O retorno dos usuários está sendo muito positivo, porque, além de drenar muito tempo das equipes, a forma manual fica mais suscetível ao erro. Esse produto vem para otimizar a jornada de uma equipe”.

Para Mateus Frederico de Paula, o principal diferencial do produto é a possibilidade de aquisição de tecnologia a um custo acessível. “O produto possibilita as unidades básicas de saúde serem mais bem assistidas com equipamentos de qualidade e com sistemas automatizados”, complementa.

Sobre a Sagil
A Sagil é uma marca nativa da tecnologia de IoT (Internet das Coisas) que surgiu a partir do programa de inovação da GNATUS Open Innovation, marca líder do segmento odontológico brasileiro. Seu propósito é gerar mais agilidade no desenvolvimento de produtos inteligentes, conectados por meio de tecnologias disruptivas e com a capacidade de monitoramento total.

Sobre a Gnatus
Com sua matriz sediada em Barretos, no estado de São Paulo, a Gnatus é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos odontológicos. Além de toda a tecnologia de seus produtos, atualmente a Gnatus possui um portfólio de produtos completos e tem como objetivo atender às necessidades e as exigências de todas as especialidades odontológicas. Além do alto padrão de qualidade, a Gnatus está presente no território nacional com duas fábricas, diversas revendas, representantes e mais de 300 assistências técnicas em todo o país.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Curitiba - PR

23/04/2024
Embaixadora da Dinamarca visita projeto social inaugurado pela Princesa Benedikte em Curitiba

São Paulo

28/04/2024
Cris Barulins se apresenta em São Paulo mostrando versatilidade ao som de pandeiros

Rio de Janeiro

30/04/2024
Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados