Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024

O impacto da Inteligência Artificial nas empresas e nas carreiras - 07/12/23


Compartilhar:

...
...

A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel crucial na transformação de diversas áreas do conhecimento e da produção, oferecendo benefícios substanciais em automação, otimização de tarefas e tomada de decisões. O coordenador do MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Liderança Digital na Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia) e diretor do Centro de Informática do Campus da USP, o professor Ildeberto Aparecido Rodello, alerta sobre o impacto da IA nas empresas e nas carreiras profissionais.

Na visão de Rodello, hoje a Inteligência Artificial já se destaca na automatização de tarefas, como na implementação de chatbots e assistentes virtuais na otimização do atendimento em call centers. Além disso, está presente também no uso de robôs programados para realizar tarefas arriscadas, como o monitoramento de caldeiras e a identificação de produtos tóxicos em locais de difícil acesso.

Para ele, a IA também se sobressai na melhoria da eficiência nas tomadas de decisão, particularmente em áreas como identificação de fraudes bancárias. “A velocidade e precisão da Inteligência Artificial desempenham um papel crucial na detecção rápida de atividades suspeitas, contribuindo para a segurança e a integridade dos sistemas”, avalia o professor.

Aplicações setoriais
Empresas líderes, como a mineradora Vale e a Petrobras, têm utilizado a IA para enfrentar desafios específicos. A Vale, por exemplo, desenvolveu robôs para mapear cavernas próximas às minas, enquanto a Petrobras investiu em robôs para atividades de alto risco, como pintura de cascos de plataformas em alto mar e desobstrução de dutos de petróleo.

O professor Rodello enfatiza que a Inteligência Artificial pode ser aplicada em praticamente qualquer segmento. Ele destaca a utilização de reconhecimento facial na segurança pública, a análise de dados para melhorar campanhas de marketing, sistemas de recomendação de compras no e-commerce, apoio a diagnósticos na área de saúde, entre outros benefícios da tecnologia.

Impactos na carreira e habilidades necessárias
Em relação ao impacto profissional, o professor acredita que a IA tem a capacidade de potencializar carreiras, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais criativas e menos repetitivas. Ele ressalta a importância de habilidades técnicas em ciência da computação, robótica e matemática, bem como conhecimento aprofundado nos processos de negócios para implementar com sucesso a IA em diferentes áreas.

Desafios e perspectivas
Ildeberto Rodello identifica desafios significativos para os próximos anos, incluindo a necessidade de definir regras claras e éticas para o uso da IA, a regulamentação para garantir práticas responsáveis e a escassez de profissionais capacitados para desenvolver e implementar soluções nesta área. “Com relação ao futuro, lembro da importância da regulamentação no uso da Inteligência Artificial e da necessidade de considerar aspectos éticos, como viés de interpretação e privacidade. Alguns países já estão à frente na legislação e o Brasil precisa abordar essas questões com cuidado e seriedade”, finaliza o professor.

Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP.

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).

Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Angelo Davanço



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados