Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019
 
...
...

Terceiro dia da Feira do Livro de Ribeirão Preto trouxe teatro, literatura e muita emoção - 12/06/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Além das discussões em torno dos ODS em vários pontos de Ribeirão Preto, a terça-feira (11) contou ainda apresentações de teatro, música e muito sentimento no palco do Theatro Pedro II

Ribeirão Preto (SP), 12 de junho de 2019 – O terceiro dia da 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto foi recheado de atrações para todas as idades e públicos. Teve poesia e literatura, teve emoção dos alunos e dos autores, teve teatro de rua, teve criatividade rolando nas oficinas e ainda teve intervenção com o público na esplanada do Theatro Pedro II, nesta terça-feira (11).

A manhã começou com o Projeto Combinando Palavras que trouxe com o escritor pernambucano Marcelino Freire ao palco sala principal do Theatro Pedro II. “Quero reforçar a importância de nossos mestres. Muito respeito a nossos professores”, disse Marcelino Freire aos alunos de diversas escolas públicas e particulares da cidade e até de Itaú de Minas (MG).

A poeta, atriz, slammer e arte-educadora, Luiza Romão, também deixou seu recado durante sua passagem pela Feira do Livro. “Literatura é isso que a gente faz aqui: é transformar a literatura em uma democracia coletiva”. Durante seu Salão de Ideias, Luiza também falou sobre seu livro “Sangria”, uma obra independente produzida através de redes afetivas e de autores independentes. Para a atriz, que é de Ribeirão Preto, o slam é a poesia das ruas. “Enquanto temos uma onda conservadora, temos também uma juventude gritando que não dá mais. Precisamos entender que nunca estamos sós, que precisamos criar espaços para juntos compartilharmos ideias, trocarmos conhecimento. A literatura e a arte, em geral fluem, se for no coletivo”.

Personagens femininas também foram tema de discussão na manhã desta terça-feira através da literatura e resistência com as debatedoras Marineia Lima Cenedezi, Michelle Aranda Facchin e Lililân Alves Borges. As palestrantes discutiram como as mulheres são representadas nas obras de autores, como nas de Mia Couto. “Isso possibilita enxergar novos espações e possibilidades para a dialética do dia-a-dia”, disse Marineia Lima Cenedezi.

No período da tarde, o Auditório Meira Júnior ficou lotado com alunos do colégio Anglo Ribeirão que, em peso, comemoram o lançamento de mais uma edição do livro “(Des)igualdade: esse prefixo desumano”. A jovem Maria Eduarda de Carvalho Pereira foi uma das participantes do projeto e adorou a iniciativa. “Foi bem interessante porque os temas abordados na obra são muito importantes e as pessoas costumam ignorar na nossa sociedade, E também foi bem legal poder participar disso ao lado de outros jovens”, disse a garota que ficou com o segundo lugar com o texto em prosa e publicado no livro.

Marcelino Freire voltou ao palco mais uma vez no período da tarde, mas desta vez, para uma discussão com o público presente. “Existe sempre um texto, um poema, algo que não está escrito ali, mas que a gente lê. A leitura principal está nas entrelinhas. Um livro é um portal”, alertou.

E no fim do dia, a esplanada do Theatro Pedro II foi só alegria com a intervenção do espetáculo “Pow Pow Pow”. O público deu risada, interagiu, fez foto e dançou junto com a companhia Bollywood Clown que teve a presença da atriz, cineasta e apresentadora, Marina Person.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural.

Homenageados

Como em todos os anos, a 19ª Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.
Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa
Contato – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Angelo Davanço e Gabriel Todaro - redação@verbo.jor.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
sorocaba
20/06/2019

Litera Sorocaba, aula de expressão corporal e jogo de pergunta e respostas animam o feriado no Smart Mall Facens
São Paulo
20/06/2019

Brazil Master Cup de Handebol começa na quinta-feira (20)
Rio Verde
20/06/2019

Operação Carcará - Airsoft - Apoio Alvo Esportes
Canoas
25/06/2019

Eduardo Shinyashiki fala sobre neurociência a serviço da liderança em Canoas (RS)
Campinas
25/06/2019

Abertas inscrições para workshop sobre propósito em Campinas
Cajamar
26/06/2019

Anhanguera Parque Shopping recebe exposição com vestidos vencedores do 15ª concurso Tesoura de Ouro
São Paulo
26/06/2019

Digital Workplace traz novo desafio para a gestão das empresas
São Paulo
28/06/2019

Miami Ad School está com inscrições abertas para curso de Data Strategy focado 100% no “humano”
são paulo
28/06/2019

Peça "E se o mundo fosse assim?"
Rio de Janeiro
29/06/2019

Workshop de automaquiagem e terapia energética tem por objetivo elevar a autoestima das mulheres
Monte Alegre do Sul
05/07/2019

26ª festa do morango em monte alegre do sul: cultura e sabores na festa mais doce do circuito das águas paulista
São Paulo
16/07/2019

BlockCrypto Expo 2019 reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir criptoeconomia e Blockchain
Porto Alegre
20/09/2019

74º Congresso Brasileiro de Cardiologia: inscrições com descontos de até 30%

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados