Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) realiza uma nova edição de um evento que já é tradicional no calendário anual da instituição e é uma celebração à vida e à saúde: a Semana de Conscientização à Vida, que conta com palestras de especialistas convidados sobre temas como doação de órgãos, saúde mental e segurança do paciente. “A Semana de Conscientização à Vida é uma oportunidade para que o público em geral conheça mais sobre assuntos estratégicos para nós aqui no HSF: somos referência em transplantes de órgãos no Estado do Rio e sediamos a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Norte, que é o braço da Central Estadual de Transplantes, responsável pela captação de órgãos para transplantes”, afirma Márcio Nunes, diretor administrativo do hospital. E ele complementa: “na área da saúde mental, oferecemos emergência psiquiátrica, internação no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) e a Comunidade Terapêutica Santa Clara, voltada para o atendimento a dependentes químicos que busquem ajuda de forma voluntária. Contamos também com o Ambulatório de Saúde Mental e recentemente iniciamos o atendimento de psicologia e psiquiatria de forma remota, visando atender pessoas que por alguma razão não possam estar presencialmente na unidade”.
O enfermeiro Jerônymo Bonente Jr, que é integrante da OPO Norte e também um dos organizadores da programação, adianta que “o dia 24 será voltado à questão da doação de órgãos e queremos apresentar ao público a estrutura da OPO, mostrar como funciona no dia-a-dia”. Além de palestras sobre busca ativa de órgãos para doação e o protocolo do coração parado, também estão programados uma mesa redonda e um curso que será ministrado pela enfermeira Bianca do Vale, que é coordenadora do núcleo de acolhimento e entrevista familiar do RJ Transplantes. “Nosso objetivo é ajudar no entendimento do processo dos pacientes que estão com critério de morte encefálica, e como identificá-lo, além dos cuidados que devem ser tomados no manejo clínico desses pacientes”, explica Jerônymo.
A programação do dia 25 é voltada para a valorização à vida, com foco no combate ao suicídio. “Para isso, convidamos o psiquiatra Rafael Botelho e também duas integrantes da equipe do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), que irão falar sobre o sentido da vida e o ciclo morte e luto”, conta Michelle Estefânio, gerente dos serviços em saúde mental do HSF. Neste dia também haverá a abertura de uma exposição de fotos e pinturas do campo de girassóis, com imagens produzidas por pacientes. Estão programados ainda uma experiência sensorial fazendo alusão à beleza e ao prazer de viver e a apresentação de painéis interativos para a montagem de girassóis.
O encerramento da programação tem como destaque um assunto primordial nas instituições de saúde e que permeia todas as atividades dentro de um grande hospital como o HSF: a segurança do paciente. “Em ambiente hospitalar, nós trabalhamos com a promoção da saúde. E como podemos fazer isso com qualidade? A partir da cultura de segurança do paciente, que é seguir a premissa de não causar dano aos pacientes. Para isso, contamos com barreiras que reduzem a ocorrência de erros e, quando eles acontecem, temos protocolos para mitigar a ocorrência de novos casos e proporcionarmos segurança não só para o paciente, mas para toda a equipe envolvida”, destaca Nycolas Alcorta, coordenador de Qualidade do HSF. Estão previstas palestras sobre a comunicação de eventos adversos para o paciente e seus familiares e também sobre a chamada segunda vítima destas ocorrências. “Existem estudos que mostram que a segunda vítima de um evento adverso é o próprio profissional de saúde, que também precisa ser acolhido, ser entendido nas suas fragilidades, nos seus traumas em relação a isso”, diz.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: http://www.sympla.com.br/evento/semana-de-conscientizacao-a-vida/2585810.
A programação completa está disponível no site do HSF: https://hospitalsaofranciscorj.com.br/hospital-sao-francisco-rj-promove-semana-de-conscientizacao-a-vida/
|