Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Segunda-Feira, 18 de Março de 2019
 
Fila de pretendentes a adoção é grande, mas trava por múltiplos fatores
...

Fila de pretendentes a adoção é grande, mas trava por múltiplos fatores - 13/03/18

Indique - Contato - Compartilhar:



Apesar de o número de pretendes à adoção ser bem maior do que o número de crianças cadastradas, muitas delas passam a vida em abrigos

De Acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção, 43.216 brasileiros estão na fila de espera para adotar. O número, que aparentemente é grande, acaba por se reduzir devido às exigências dos postulantes. \"Sempre pensei em adotar, mas tinha a ideia de apenas uma criança, independente da idade. Quando fui ao abrigo, me apaixonei pelas irmãs gêmeas que moravam lá e acabei levando as duas comigo\", conta a advogada Sara Vargas, hoje, mãe de quatro filhos. Desses, três são adotadas.

A advogada representa uma parcela pequena de pretendentes à adoção que aceitam crianças gêmeas. Atualmente, há mais de 8 mil crianças cadastradas esperando um família. Deste total, cerca de 5 mil possuem irmãos. Apesar de o número de pretendes à adoção ser mais de cinco vezes maior do que o número de crianças cadastradas, muitas delas passam a vida em abrigos públicos, sem um lar e, ao completar 18 anos, devem deixar o local. \"Acho importante, antes de adotar, que as pessoas tenham contato com as crianças do abrigo. Acredito que esta foi a diferença para eu mudar meu perfil e encontrar minhas gêmeas. Quando eu conheci as irmãs, refleti que talvez eu conseguiria ser mãe das duas. Conversei com meu marido e decidimos ficar com elas\" Lembra Sara.

Outro dado que trava a fila de adoção, é referente à idade da criança. Isso porque mais 8.358 postulantes têm o desejo de acolher crianças com até 3 anos de idade e apenas 55 dos cadastrados aceitam crianças com até 15 anos.
Sendo que apenas 369 crianças com menos de três anos estão cadastradas para adoção e mais do dobro (689) deste número possuem 15 ano de idade. Aos 18, elas devem sair do abrigo.

Só em Minas Gerais, 5.241 pessoas estão na fila de espera do Cadastro Nacional de Adoção, para 959 crianças a espera de um lar.
Atualmente, Sara Vargas é coordenadora de um grupo de apoio à adoção legal e comunitária, localizado em Uberlândia (MG)

Sobre o Pontes de Amor

Criada em 2012, a Pontes de Amor é uma Organização Filantrópica sem fins lucrativos, filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), que atua em Uberlândia e no Triângulo Mineiro em sintonia com a Vara da Infância e da Juventude, Órgãos e Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente. Surgiu diante da preocupação com a garantia dos direitos de crianças/adolescentes institucionalizados e dos altos índices de devolução de crianças por famílias adotivas no Brasil e de crises familiares no pós-adoção por falta de apoio, acompanhamento psicológico, psicopedagógico.

O grupo Pontes de Amor foi criado com o objetivo de Apoiar e incentivar a adoção legal e a convivência familiar e comunitária, promovendo saúde intra e inter relacional de crianças, adolescentes e suas famílias e com a sociedade. Além disso, busca auxiliar e facilitar a convivência social, familiar e comunitária da criança e do adolescente em processo de adoção ou em estado de acolhimento. Este trabalho é desenvolvido especialmente na preparação de famílias adotivas ou pretendentes à adoção com orientação e acompanhamento.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Loja online roupas infantis
Agenda
Porto Amazonas - PR
20/03/2019

Feira de plantas ornamentais e ciclo de debates comemoram os 50 anos do Viveiro Porto Amazonas
Rio de Janeiro
20/03/2019

Evento de patchwork acontece no rio de janeiro de 20 a 23 de março
Curitiba
21/03/2019

Prêmio Mulheres Paranaenses homenageia personalidades femininas que ajudam a desenvolver o Paraná
Contagem
23/03/2019

ItaúPower Shopping recebe Festival Aprecie – Saint Patrick’s Day
Limeira
24/03/2019

Shopping Center Limeira recebe Expocasa
Rio de Janeiro
27/03/2019

Seminário internacional UTCAL Summit 2019
São Paulo
27/03/2019

São Paulo recebe treinamento gratuito sobre Painéis de Comando para Elevadores
São Paulo
28/03/2019

Cientistas políticos debatem reforma e crise política no Brasil
Praia Grande
29/03/2019

Para todos aqueles que querem ter seus primeiros contatos com a arte de interpretar.
São Paulo
01/04/2019

Cliente 4.0: 14ª edição do Fórum TI Inside de Relacionamento e Atendimento ao Cliente

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados