Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Domingo, 28 de Maio de 2017
 
Com o novo design, a frente do EcoSport ficou mais agressiva
Com o novo design, a frente do EcoSport ficou mais agressiva

NOVO ECOSPORT – UM ESTUDO DO DESIGN - 12/01/12

Indique - Contato - Compartilhar:


A apresentação do protótipo da nova geração do EcoSport, projetado pelo estúdio de design do Complexo Industrial de Camaçari, Bahia, dentro da filosofia One Ford, que levará o compacto SUV brasileiro para mercados em todo o mundo, teve grande impacto pelo aspecto visual, com o ponto alto, do primeiro projeto global da marca criado na América do Sul, fincado em seu design.
Carlos Castilho, conhecido consultor em design automotivo, palestrante e pesquisador na área da História da Mobilidade e da Mobilidade Urbana, emprestou seu conhecimento profissional e contribuiu com a análise do conceito empregado pela Ford Brasil no seu primeiro veículo global.
João Marcos Ramos, Designer Chefe da empresa, que comanda 80 designers no Centro de Camaçari e Muray Callum, Diretor de Design das Américas, contam os detalhes da obra.
Nova geração EcoSport:

A necessária renovação de um líder de mercado

Em se tratando de SUVs urbanos, os futuros livros de história que vierem a abordar o fenômeno automóvel deverão acrescer aos capítulos relacionados à Ford – que mudou o mundo do automóvel a partir de 1913 - uma outra importante página, recém escrita. Ela contará a grande sacada da Ford Brasil ao lançar, 90 anos depois, em 2003, o EcoSport que se transformou em um verdadeiro fenômeno de vendas no país.
A matriz reconheceu a importância do EcoSport e lhe deu asas para voar pelos mercados do mundo. Trata-se de uma boa resposta do veículo, que é líder no seu segmento, desde o lançamento, para continuar no topo com um, digamos, SUV chic, de acordo com as últimas tendências de design empregadas no desenvolvimento da nova geração.
Estúdio de Design brasileiro – Uma equipe multicultural
Segundo João Marcos Ramos, a Ford tem cinco centros de desenvolvimento e oito estúdios de design, entre os quais um novo estúdio na China e duas unidades de design avançado, uma delas em Irvine, na Califórnia e outra em Londres, onde fica J. Mays, o vice-presidente corporativo de design do grupo.
Na América do Sul, a Ford Brasil é veterana em investimentos em design, desde os tempos da aquisição da Willys-Overland. Mas, quando inaugurou a fábrica de Camaçari, a empresa transferiu a maior parte de seu staff de design para terras baianas. Em São Bernardo do Campo-SP permanece apenas o setor de Color & Trim.
Segundo João Marcos Ramos, o estúdio de design Ford em Camaçari tende a se transformar em um centro de excelência mundial no desenvolvimento de veículos do tipo “B”, do porte do EcoSport. Importante lembrar que nesse “atelier” baiano já trabalha uma equipe multicultural que, além de brasileiros de vários estados, também conta com designers da Coreia do Sul, França, Bélgica, Estados Unidos e até mesmo um de origem egípcia, Ehab Kaoud.

Design de alto nível para o EcoSport global

Para o “expertise” Carlos Castilho, professor da história do design, algumas das qualidades que o público espera de um SUV, em termos de design, é que ele, basicamente, transpire robustez e segurança. Aliando esses requisitos ao já conhecido “Kinectic Design” da Ford, cuja principal característica é a “energia em movimento”, engenheiros e designers de Camaçari conseguiram conferir ao novo EcoSport um estilo mais robusto e ao mesmo tempo bem mais dinâmico que a geração anterior do modelo.
Dentro da proposta da categoria, o carro tem altura suficiente para garantir uma sensação de segurança a motorista e ocupantes, sem a necessidade de se estar em uma pickup full-size.
O novo EcoSport abriga vários recursos de design que reforçam o conceito de robustez e dinamismo. Um deles é o uso, em profusão, de superfícies tensionadas, de acordo com a última tendência do design automotivo.
Tal expediente confere uma sensação de musculatura à carroceria que pode ser notada, por exemplo, na altura dos ombros do veículo, conferindo uma maior espessura às portas, o que reforça a sensação de segurança para os ocupantes.
As superfícies tensionadas formam uma verdadeira rede de músculos, onde se destacam duas nervuras que partem da coluna "A", conferindo forte personalidade à nova geração do EcoSport.
Os arcos das caixas de roda, fortemente pronunciados e unidos por um “light-catcher” na parte inferior, a partir da base dos arcos, reforçam a ideia de robustez, criando uma espécie de anel de força em torno do carro.
Na parte inferior, uma peça de plástico, com acabamento em preto, circunda todo o veículo, aumentando, ainda mais, a sensação de distanciamento do solo, nas versões do modelo pintadas em cores claras, evita que a pintura seja afetada por impactos de pedras e outros detritos no caso do proprietário resolver se aventurar em um fora-de-estrada leve, atividade que integra a proposta do veiculo.
Com o mesmo propósito de robustez, na região frontal foi criada a simulação de dois músculos sobre o capô. Na verdade, grandes nervuras a partir das colunas “A” que se estendem sobre a parte superior dos paralamas, o que se traduz numa das características de maior personalidade do novo EcoSport.

O novo “Family Face” Ford

O design Ford fez escola nos anos 1990 com o seu “New Edge Design” e mais recentemente, quando a empresa adotou um novo conceito batizado de “Kinetic Design”, significando “energia em movimento”. Aplicando o mesmo conceito em todos os modelos recentes da marca, inclusive no novo Ecosport, que segue de perto as linhas do doador de sua plataforma, o New Fiesta, a marca do oval está em processo de mudança de identidade, introduzindo a logística do novo “family face” à sua linha de produtos.
No caso do EcoSport, a frente ganhou, como resultado, muito mais agressividade que a versão anterior, fato evidenciado pela presença de uma grande grade de formato trapezoidal e de faróis mais afilados.

A Evolução – New Edge Design, Kinect Design e Family Face

Para João Marcos Ramos, chefe do estúdio de design da Ford, o conceito de Family Face é extremamente importante. Para ele, a grande sacada é você fazer com que os carros pertençam à mesma família, sem que sejam, no entanto, um “copy/paste” uns dos outros. Esse é um grande desafio para os designers, porque você tem que criar uma imagem para toda uma família de produtos, sem que os carros se pareçam com o mesmo veículo reproduzido em proporções diferentes. “Acho que a gente conseguiu isso com o “Eco”, ou seja, ele se parece com um Ford”, diz o executivo.
“Isso ficou comprovado em “clínicas”, quando tiramos o nosso “oval” e todas outras identificações possíveis com a marca e, mesmo assim, o produto foi reconhecido como um Ford”, explicou João Marcos.
Dentro da evolução do conceito Kinect Design, por exemplo, a grade no formato trapezoidal, bem pronunciada, em conjunto com os faróis afilados, tornaram-se elementos marcantes do novo design da marca. Só esses detalhes, são suficientes para que você reconheça um Ford de nova geração.

Choque de gerações

Ao compararmos com a geração anterior, o novo Ecosport ficou menos geométrico e mais aerodinâmico. Porém, algumas das características mais marcantes das gerações anteriores foram mantidas, tais como o visual envolvente do vigia traseiro (wrap around glass) e a coluna “C” em destaque, efeito conseguido pelo tratamento gráfico aplicado às colunas “B” e “D”.
Lançamento no mercado, preços, opções de motorização, dimensões, transmissão e outros detalhes técnicos logo serão conhecidos.

http://www.fordparatodos.com.br



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda
São Paulo
28/05/2017

Principal erudito da história judaica terá obra exposta na 3ª Feira do Livro Judaico em Português
Rio de Janeiro
29/05/2017

Transforme sua empresa e aumente seu faturamento
Gramado
01/06/2017

IV Jornada de Direito Tributário Municipal já está recebendo inscrições
Curitiba
23/06/2017

Curitiba sedia curso de negociação com ênfase em vendas

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados