Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Terça-Feira, 23 de Julho de 2019
 
Foto de Daniela Cordeiro
Foto de Daniela Cordeiro

Rosas Periféricas apresenta o infantil Ladeira das Crianças - TeatroFunk no Capão Redondo - 15/05/19

Indique - Contato - Compartilhar:


Nos dias 17 e 18 de maio (sexta e sábado, às 15h), o Grupo Rosas Periféricas apresenta o espetáculo Ladeira das Crianças – TeatroFunk no Parque Santo Dias, em Capão Redondo. O novo espetáculo comemora os 10 anos de atividades do grupo.

A montagem tem criação e direção coletiva do grupo com dramaturgia de Marcelo Romagnoli, a partir da adaptação dos livros O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda, do paulistano Ferréz (autor renomado de literatura marginal).

Iniciadas no dia 20 de abril com sessões no Parque São Rafael (ZL), região de atuação do Rosas Periféricas, as apresentações (grátis) foram viabilizadas por meio do VAI II - Programa de Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Encenada ao ar livre, a peça reflete sobre a identidade das crianças da periferia e sobre os bens culturais do território, acessados na fase infantojuvenil. Histórias de vida dos atores e expectativas das crianças da região permeiam as histórias, que são costuradas por elementos do funk - como a dança, mais especificamente o passinho, a música, o ritmo e as rimas. O trabalho é inédito também quanto à abordagem lúdica do funk em uma produção para crianças e jovens.

Em Ladeira das Crianças - TeatroFunk o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk. No bonde da ladeira tem de tudo: menino que sonha em ser DJ, garoto curioso para saber o que há dentro de um pote mágico, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. A peça retrata todas as pessoas que foram criança um dia e moraram na periferia.

Esta é mais uma investida do Rosas Periféricas na construção de uma narrativa ficcional documental, pesquisa e prática teatral desenvolvida pelo grupo, desde 2014. Além de memórias do grupo e objetos pessoais em cena, os atores foram ao encontro das crianças que moram na região em busca de material para as narrativas, promovendo encontros regados a músicas, cantigas e brincadeiras, além de improvisações cênicas. E Ladeira das Crianças usa o funk como linguagem para ressaltar uma identidade nascida para a simples diversão. Os atores explicam que, percebendo a força dessa manifestação no cotidiano do público infantojuvenil da periferia, a aposta foi aproximar o teatro (arte que não é muito popular na periferia) da popularidade do funk. Os elementos dessa cultura (dança, música e rimas) foram os artifícios usados para costurar as histórias e criar uma identidade com o público alvo da montagem. Para tanto, os atores fizeram diversas atividades preparatórias como aulas de passinho, workshop sobre a história do funk e oficinas de rima e beat.

FICHA TÉCNICA - Texto: Grupo Rosas Periféricas - livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura Oficina de construção de rimas: Preta Rara. Oficina de história do funk: Renatta Prado. Oficina de passinho: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Fez Santos e Leony Fabulloso Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurinos: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa e Camila Olivetti. Design gráfico e ilustração: Laís Oliveira. Fotografia: Daniela Cordeiro. Vídeo: Coral Alvarenga. Produção artística: O Grupo. Produção executiva: Michele Araújo e Paulo Reis. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção geral: Michele Araújo Realização: Grupo Rosas Periféricas.

Espetáculo: Ladeira das Crianças - TeatroFunk
Dias 17 e 18 de maio. Sexta e sábado, às 15h
Local: Parque Santo Dias
R. Arroio das Caneleiras, 650. Conj. Hab. Instituto Adventista. Capão Redondo/SP.
50 minutos. Livre. Teatro de rua infantojuvenil
Entrada grátis.
Informações: (11) 97983 4902 e (11) 995159-5918
https://rosasperifericas.wixsite.com/rosasperifericas
Facebook: @rosas.perifericas | Instagram: @rosasperifericas



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
Pouso Alegre
23/07/2019

Schmersal promove treinamento gratuito sobre NR 12 em Pouso Alegre
São Gonçalo do Rio Abaixo
24/07/2019

Município de São Gonçalo do Rio Abaixo recebe 15º Festival de Inverno e 1º Festival Gastronômico
São Roque
02/08/2019

XIV Festival das Orquídeas e Plantas Ornamentais de São roque
Rio de Janeiro
07/08/2019

Curso de facelift energético
Porto Alegre
20/09/2019

74º Congresso Brasileiro de Cardiologia: inscrições com descontos de até 30%

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados