...
O Cine Infância é um projeto cineclubista dedicado ao público infantil que nasceu em Campinas e, ao longo do ano, está percorrendo várias cidades da região, exibindo curtas-metragens brasileiros em sessões realizadas dentro de escolas públicas.
Monte Mor está entre os municípios contemplados pelo projeto, que conta com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
A passagem do Cine Infância por Monte Mor é na Escola Municipal Miguel Jalbut, no bairro Jardim Paulista, com sessões do curta-metragem paulista “O Melhor Som do Mundo” (2015), de Pedro Paulo de Andrade.
A primeira visita foi no dia 31 de outubro, e a segunda acontece no dia 07/11. Nomeado ao prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Curta-metragem de Ficção, o filme narra a jornada de Vinicius, um menino que não se interessa por figurinhas, carrinhos ou gibis. Sua coleção é diferente: ele guarda sons. Determinado a descobrir o melhor som do mundo, o garoto embarca em uma busca cheia de descobertas, que o leva a perceber que aquilo que procurava pode estar mais próximo do que imaginava.
Cada sessão do Cine Infância envolve, além da exibição de um curta-metragem brasileiro, uma roda de conversa especialmente planejada para o público infantojuvenil, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas abordadas pelos filmes e promovam, de forma lúdica e descontraída, a interação entre as crianças.
Com curadoria e criação da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, e apoio da Metrô Filmes, o Cine Infância apresenta obras cinematográficas que abordam diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas. Todos os filmes integram o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. “Temos uma seleção ampla de filmes, com diversidade em vários aspectos: nas abordagens estéticas, com documentário, animação, ficção; e também nas suas origens, com produções de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina”, comenta Fernanda. “A partir de um diálogo com a escola, definimos a obra a ser apresentada, que pode conversar com o projeto pedagógico, com o perfil dos alunos, enfim, a ideia do Cine Infância é proporcionar às crianças experiências estéticas acessíveis, ampliando seu repertório não somente com relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro”, detalha.
Por lei, desde 2014, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. “Mais do que isso, o contato com filmes brasileiros na infância faz com que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. Num país de ambientes culturais tão distintos, devido à grande extensão territorial, o cinema brasileiro representa uma importante ferramenta para união cultural, justamente através dessa diversidade.”, completa Fernanda. Depois de Monte Mor, o Cine Infância segue para Vinhedo e Valinhos, encerrando um ciclo de oito cidades da região de Campinas visitadas em 2024, segundo ano de circulação do projeto.
Saiba Mais O Cine Infância é um projeto realizado com o patrocínio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo e com apoio da Metrô Filmes.
Idealizada em 2017, a Metrô Filmes produz filmes de ficção e documentários com foco em temáticas sociais e políticas.
A concepção do Cine Infância é de Fernanda Teodoro Viana, produtora responsável por todas as exibições do projeto. Com formação acadêmica em Letras - Inglês/Literaturas pela UERJ e Cinema (UFSC), é pós-graduada em Literatura Inglesa e Americana e em Direito do Entretenimento. Membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, que produz a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018, e do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista), lançou em 2022 o documentário de curta-metragem "Haitianas", vencedor do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, no qual atuou no roteiro, direção e produção. Com o Cine Infância, circulou por várias escolas de Campinas em 2023, tendo a contribuição da pedagoga, arte-educadora, poetisa e mestra em Artes da Cena, Pâmela Raiza na escolha e aplicação das atividades artísticas desenvolvidas nas rodas de conversas do projeto.
Para acompanhar a agenda e as novidades do Cine Infância, o canal do instagram é @cineinfancia.
Serviço: Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresentam: Cine Infância: cineclube itinerante para crianças em Monte Mor Próximas sessões: 07 de novembro Onde: Escola Municipal Miguel Jalbut, no bairro Jardim Paulista Atividade exclusiva para alunos da escola. Mais informações: @cineinfancia
|