Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Terça-Feira, 28 de Maio de 2024

O Papel Crucial das Certificações Profissionais na Indústria de Data Centers - 30/01/24


Compartilhar:

Francisco Sales*

A indústria de data centers passou por um crescimento expressivo devido à alta demanda por aplicações respaldadas em dados. Um estudo realizado pela Mordor Intelligence indica que o setor de construção de data centers na América Latina deve registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,52% entre 2023 e 2028. Isso gera uma necessidade premente por profissionais altamente qualificados e certificados para uma variedade de funções que habilitem os data centers a funcionar de forma confiável.

De acordo com um estudo realizado pelo Uptime Institute Intelligence em 2021, seriam necessários aproximadamente mais 21.000 colaboradores para dotar os data centers de pessoal na América Latina entre 2019 e 2025. Isso representa um desafio considerável para a indústria. O relatório da pesquisa também destacou um problema global: em 2020, a metade dos proprietários ou operadores de data centers no mundo todo estava tendo dificuldades para encontrar candidatos com as qualificações necessárias. O Uptime Institute não vê um alívio substancial nessa questão pelo menos até 2025, quando a adoção de novas tecnologias poderia aliviar os desafios no preenchimento do quadro de pessoal.

O relatório explica que mais de 230 funções com cargos de especialista para diferentes tipos e diferentes tamanhos de data center são necessárias para planejar, projetar, construir e operar esta infraestrutura.

Para que os data centers estejam preparados para o sucesso e para a eficiência, as certificações de qualificação para profissionais de data centers são cada vez mais importantes na indústria. Diversos fornecedores e organizações oferecem treinamentos para educar colaboradores de data centers, desde treinamentos para especialistas iniciantes até para executivos para a indústria. Dependendo de suas funções, os profissionais da indústria precisam ter fortes competências em projeto, operações, controle, monitoramento, serviços e construção, bem como um conhecimento profundo dos recursos necessários para possibilitar que os data centers operem ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Certificações

Especialistas em data centers identificaram três principais áreas de foco para certificação: Gestão, Eficiência Energética e Redução de Carbono e Operação e Manutenção. O objetivo é fornecer treinamento abrangente que cubra todo o ciclo de vida de um data center.

• Gestão: Estas certificações cobrem tópicos variando de logística até sobre os colaboradores essenciais necessários para uma operação tranquila. O treinamento adequado possibilita a instalação confiável dos equipamentos, reduzindo os riscos de indisponibilidades e estabelecendo sólidos fundamentos para a estabilidade do data center, desde o seu primeiro momento.

• Eficiência Energética e Redução de Carbono: Esta área de treinamento proporciona insights sobre a eficiência energética do data center e suas emissões de carbono através de práticas responsáveis no gerenciamento dos sistemas de alimentação de energia e de baterias, bem como na otimização do uso dos recursos, na eficiência da refrigeração e na distribuição de energia, levado à economia de energia e à redução de custos.

• Operação e Manutenção: Estes cursos focam na operação ininterrupta dos data centers. Pessoal bem treinado pode rapidamente identificar e solucionar problemas durante a operação, melhorando a disponibilidade. Eles também revisam o valor da análise de dados em tempo real para a identificação proativa de problemas e o valor da manutenção preventiva. Essa abordagem abrangente melhora a performance geral do data center, minimiza as indisponibilidades e promove a operação continua.

*Francisco Sales é diretor de serviços da Vertiv América Latina.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

São Paulo

30/05/2024
Forrobodó do Sertão agita o Parque Villa Lobos nos dias 30 e 31 de maio

São Paulo

01/06/2024
Cris Barulins agita o Sesc no ritmo de pandeiros

São Paulo

04/06/2024
Rayflex apresenta soluções para o controle de contaminação na FCE Pharma 2024

Uruaçu

06/06/2024
HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Sertãozinho/SP

16/06/2024
Entidade de Sertãozinho, Casa Abrigo Nosso Lar, realiza 26ª edição do Porco no Rolete

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados