Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 24 de Julho de 2024

Construção modular de data centers: preparados para o futuro com flexibilidade e eficiência energética - 31/10/23


Compartilhar:

A tecnologia evoluiu tanto que agora podemos ficar conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja através de videoconferências, chamadas de voz, fazendo streaming de vídeos ou ouvindo às nossas playlists favoritas. Essa crescente dependência levou a uma grande demanda por serviços de data centers, para garantir que todos os dispositivos estejam conectados e que os dados sejam transferidos tranquilamente.

Com base na décima segunda pesquisa anual realizada pelo Uptime Institute, o setor está crescendo dinamicamente e se tornando cada vez mais resiliente.

A construção modular de data centers emergiu como uma opção para solucionar esse desafio. Este método envolve a montagem no site de módulos pré-fabricados, possibilitando uma implementação rápida, escalabilidade, flexibilidade e adaptabilidade.

Vantagens da Construção Modular

A construção modular de data centers possibilita uma resposta rápida às demandas das empresas relativas à capacidade de armazenamento de dados e ao processamento de informações. Além disso, essa abordagem também reduz os custos de construção e com manutenção já que os módulos são projetados para serem energeticamente eficientes e requerem menos espaço. De acordo com o estudo Data Center Market in Latin America (O Mercado de Data Centers na América Latina), as despesas operacionais para um data center modular são aproximadamente 30% mais baixas do que as de instalações físicas convencionais.

Outra vantagem é que ela proporciona maior flexibilidade no design e na configuração dos data centers, uma vez que eles podem ser customizados de acordo com necessidades específicas. Em termos de escalabilidade, a construção modular permite a fácil adição de novos módulos para expandir a capacidade dos data centers.

Diferenças entre um data center modular e um data center tradicional

Uma das diferenças mais importantes entre um data center modular e um tradicional é o tempo de implementação. O primeiro é construído mais rapidamente, significando uma economia ao redor de 30% no tempo de implementação.

Ao mesmo tempo, enquanto o data center modular está sendo construído, as demais atividades – como a escolha do local, a construção das lajes de montagem e a segurança do perímetro - podem ser realizadas em paralelo, reduzindo o tempo para o startup do data center.

Em termos de aplicação, os módulos são 100% dedicados ao processamento de dados e têm sistemas de monitoramento para proporcionar atualizações em tempo real para os funcionários do data center.

Nesse contexto, as companhias de data centers, buscam complementar suas tecnologias e conhecimento para oferecer alternativas que facilitem o crescimento e a expansão de data centers de missão crítica. Embora a construção tradicional ainda represente a maioria dos projetos na América Latina, a indústria pode considerar os data centers modulares como o novo caminho para a otimização de processos.

As soluções modulares customizadas oferecem uma implementação de baixo risco e alto valor, uma entrega rápida e uma montagem mais simples no site.

*Alexandre Magno Rodrigues Alves é o gerente de ofertas de soluções integradas da Vertiv América Latina.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Recife

25/07/2024
Recife será a capital dos investimentos e previdência complementar nos dias 25 e 26 de julho

São Paulo

27/07/2024
Arraial Julino no Parque da Água Branca

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Rio Claro

13/08/2024
FIIK Janela Caipira – 9º Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – divulga filmes selecionados para mostras competitivas

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados