Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 19 de Junho de 2024

Os fatores que determinam a disponibilidade 24x7 dos data centers - 26/09/23


Compartilhar:

A humanidade testemunhou quatro principais revoluções que mudariam para sempre o curso da sociedade. A primeira ocorreu em 1780 com a introdução da mecanização; a segunda em 1870 quando a eletricidade iluminou o mundo; a terceira em 1969 com o uso da computação e a quarta está ocorrendo nesta década, através da transformação digital.

A transformação digital ocorrendo hoje inclui todos os setores e todas as economias, e aborda duas necessidades essenciais: volumes enormes de dados e disponibilidade em tempo real.

Nesta nova revolução, os data centers são protagonistas. De acordo com a Global Data, como resultado da pandemia da COVID-19, os data centers se tornaram o quinto serviço essencial mais crítico, após telecomunicações, água, eletricidade e combustível. A empresa estima que as receitas globais dos data centers chegarão a US$ 948 bilhões até 2030, com um crescimento anual de 6,7% nesta década.

A dependência inusitada pelos sistemas de TI, levada pelo distanciamento social requerido pela pandemia, deixou os operadores de data center com uma necessidade vital de habilitar a disponibilidade da infraestrutura durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A disponibilidade tornou-se uma prioridade para as empresas, mas como proporcioná-la?

Construindo e dando suporte 24x7 à infraestrutura do data center

Considerando que os serviços dos data centers são essenciais no mundo pós-pandêmico e, portanto, precisam operar sem interrupções, você precisa de infraestrutura e serviços eficientes e robustos para dar suporte à computação:

• Gerenciamento térmico adequado para manter os equipamentos críticos nas temperaturas de operação corretas.
• Gerenciamento da energia otimizado, através de sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPS) de alta eficiência
• Monitoramento em tempo real dos equipamentos de infraestrutura e do seu desempenho; 24 horas por dia, 7 dias por semana.
• Rotinas de manutenção preventiva para os equipamentos de infraestrutura do data center, de forma que o data center permaneça altamente disponível.

Contratações das equipes para gerenciar a disponibilidade do data center

Embora buscando dar suporte à continuidade dos data centers, os operadores muitas vezes encontram uma falta de pessoal com conhecimento especializado para dar suporte a todas as etapas do desenvolvimento e da operação do data center. A América Latina precisará de 21.000 profissionais adicionais para atender ao setor de data centers, de acordo com estimativas do Uptime Institute. As empresas também precisarão de fornecedores de equipamentos que tenham uma disponibilidade para fornecer serviços 24x7, ajudando a lidar com a sua falta de profissionais.

A extrema dependência de pessoas, empresas e países em relação aos sistemas digitais recomenda, ainda, a implementação de times de serviços perto do cliente. Essa equipes, treinadas para atender a qualquer necessidade, reduzem o tempo de reação a um incidente, cumprindo com os prazos prometidos.

*Francisco Sales é diretor de serviços da Vertiv América Latina.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Holambra

19/06/2024
Hortitec 2024: lançamentos para produção de hortifrúti são destaque no evento

São Paulo

26/06/2024
Grupo Impettus apresenta negócio de proximidade na ABF Franchising Expo 2024, solidez em expansão e aposta em capacitação

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados