Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 24 de Julho de 2024

Controle e acompanhamento da asma garantem melhor qualidade de vida - 17/06/24


Compartilhar:

...
...

A asma é uma doença crônica que atinge crianças e adultos. Não tem cura e consiste em um processo inflamatório e estreitamento das vias aéreas inferiores - brônquios e bronquíolos, dificultando a passagem de ar. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 23% dos brasileiros convivem com a patologia.

De acordo com o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do hospital Santa Casa de Mauá, a asma tem origem genética, mas pode ser desencadeada por fatores ambientais e infecções virais respiratórias. “A falta de acompanhamento pode levar a internações hospitalares, trazer riscos à vida e, até ser fatal. No entanto, quando controlada com o tratamento adequado é possível ter boa qualidade de vida, reduzir ou eliminar as crises de falta de ar”, explica o especialista.

Para manter a doença controlada e proporcionar alívio dos sintomas, o tratamento deve ser prescrito por um pneumologista e realizar visitas regulares ao consultório. A medicação poderá ser de ação curta ou prolongada - broncodilatadores ou corticosteroides, com a proposta de prevenir e reduzir as crises, além dos imunobiológicos, indicados para os quadros graves que não respondem ao tratamento convencional.

A prática de atividades físicas também é recomendada e a natação é uma das mais indicadas, pois fortalece a musculatura respiratória, auxilia na inspiração e na expiração. Já as atividades aeróbicas diminuem a inflamação do aparelho respiratório e favorecem o seu controle.

Uma boa alimentação também faz parte do controle da doença, além de medidas de higiene, tratamento das alergias, manter ambientes ventilados e iluminados com luz natural, usar umidificadores, lavar as roupas e cobertores guardados por muito tempo antes do uso, não fumar e se vacinar contra o vírus influenza.

“É importante que o asmático se mantenha longe dos gatilhos que podem desencadear uma crise, como os produtos de limpeza, perfumes, fumaça de cigarro, fungos e pólen. Os fatores emocionais, como estresse e ansiedade também podem ativar uma crise”, destaca o pneumologista Valter Eduardo Kusnir.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.
https://santacasamaua.org.br/

Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin / Luciana Ponteli
mprossi@uol.com.br
(11) 9.3099-1964
http://www.mprossi.com.br
14/6/2024



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Recife

25/07/2024
Recife será a capital dos investimentos e previdência complementar nos dias 25 e 26 de julho

São Paulo

27/07/2024
Arraial Julino no Parque da Água Branca

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

São Paulo

04/08/2024
Evento beneficente em SP celebra as memórias entre pais e filhos com menu afetivo

Rio Claro

13/08/2024
FIIK Janela Caipira – 9º Festival Independente de Cinema dos Interiores Kino-Olho – divulga filmes selecionados para mostras competitivas

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados