Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 19 de Junho de 2024

Para especialista, tabagismo é uma doença que precisa de tratamento - 27/05/24


Compartilhar:

...
...

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, tem a finalidade de conscientizar sobre os malefícios causados pelo tabagismo e a exposição ao fumo passivo. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de consumo de tabaco caíram em 150 países e, desde 2010, o Brasil apontou redução relativa de 35% e é um dos líderes na redução do tabagismo.

Segundo o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do Hospital Santa Casa de Mauá, o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina e está associada ao câncer de pulmão, o qual leva a óbito milhões de pessoas no mundo. Parar de fumar não é tarefa fácil, porém é possível e, caso, o paciente não consiga sozinho, é importante procurar ajuda médica.

“O tabagismo é uma doença e precisa ser tratada como tal, com tratamento fisiológico e psicológico, mudanças de hábitos e muita força de vontade. Abandonar o tabagismo de uma vez é difícil e nem é recomendado. No entanto, essa decisão só trará benefícios, já que a fumaça do tabaco contém milhares de substâncias tóxicas”, explica o especialista Valter Eduardo Kusnir.

Entre os benefícios estão a normalidade da pressão arterial e frequência cardíaca, aumento do oxigênio no organismo, melhora da respiração e do funcionamento dos pulmões, do olfato e do paladar, previne doenças como o câncer de pulmão, as doenças cardiovasculares, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a pneumonia, a úlcera do aparelho digestivo, a osteoporose, a catarata, a impotência sexual no homem, a infertilidade na mulher e a menopausa precoce, complicações na gravidez e o comprometimento das defesas do organismo aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. A pele também fica menos oleosa e envelhecida.

O tabaco ainda prejudica as pessoas próximas, pois o passivo pode sofrer com doenças imediatas ou a longo prazo, já que as chances de doença cardíaca aumentam em 25%. Há ainda a redução da capacidade funcional respiratória, infecções respiratórias em crianças e, nas grávidas, prejudica o crescimento do feto e aumenta o risco de complicações, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .

Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin / Luciana Ponteli
mprossi@uol.com.br
(11) 9.3099-1964
http://www.mprossi.com.br
20/5/2024



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
 
 Agenda
 

Holambra

19/06/2024
Hortitec 2024: lançamentos para produção de hortifrúti são destaque no evento

São Paulo

26/06/2024
Grupo Impettus apresenta negócio de proximidade na ABF Franchising Expo 2024, solidez em expansão e aposta em capacitação

Curitiba

01/08/2024
Inscrições Abertas para Curso do Método Mac em Gestão para Advogados de Todo o Brasil

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados