Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017
 
Pintura muralista de capela da santa casa de mauá é tombada
...

Pintura muralista de capela da santa casa de mauá é tombada - 07/12/17

Indique - Contato - Compartilhar:


Amanhã (8 de dezembro) às 16 horas, o prefeito de Mauá Átila Jacomussi, o superintendente da Santa Casa de Mauá Harry Horst Walendy e o provedor Wilson Augusto conduzirão a cerimônia de tombamento parcial das pinturas muralistas de Emeric Marcier na Capela Cristo Rei, localizada dentro do espaço hospitalar.

A capela abriga 23 afrescos do artista plástico romeno, refugiado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns são pintados a óleo e outros em têmpera. Os painéis ocupam todas as paredes e o teto da capela, cujo trabalho levou dois anos para ser concluído. Ele começou a pintar a capela em 1943 e no conjunto de afrescos, o artista representou passagens bíblicas, entre elas, a ascensão de Jesus Cristo, a Torre de Babel, os sacrifícios ao bezerro de ouro e a divisão do Mar Vermelho. Marcier dizia que a capela não tinha arquitetura, mas o complexo da Santa Casa é um dos poucos exemplares com influência da arquitetura gótica na cidade de Mauá.
A Santa Casa de Mauá muito se orgulha de sua Capela Cristo Rei, considerada a Capela Sistina brasileira, por ninguém menos que Pietro Maria Bardi. Durante muitos anos, mais de 50, a responsabilidade por manter a capela foi, unicamente, da própria Santa Casa que nem sempre dispunha de recursos para isso.

Há alguns anos, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, a Santa Casa iniciou um estudo sobre a melhor forma de proteger tal ícone da cidade, pois um tombamento total da capela inviabilizaria a conservação básica de uma construção que se situa no coração do hospital.

“Depois de alguns debates, chegou-se ao consenso de realizar o tombamento parcial, que consiste em proteger as pinturas, o altar, o órgão, o vitral e o jardim da Entidade, de forma a permitir que a manutenção básica dos demais componentes seja possível e constante. Com o tombamento se abre a possibilidade de buscar recursos e profissionais especializados para a manutenção, restauração e preservação desses importantes ativos culturais. A Santa Casa de Mauá, também um patrimônio da cidade, demonstra o amor que tem por Mauá”, declara Harry Horst Walendy.

Perfil: Com 51 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá passa atualmente por ampla reforma e ampliação de suas instalações e, em breve, será finalizada a obra do pronto atendimento que terá capacidade de atender, por mês, 50 mil pessoas, sendo que hoje são 20 mil atendimentos. A área de internação também será contemplada com a construção de mais 10 apartamentos, na primeira fase, totalizando 38 e, para atender à nova estrutura, a Santa Casa duplicou sua capacidade energética com o projeto de nova cabine primária.

A segunda fase da obra, prevista para o próximo ano, prevê a construção de um prédio com 10 andares que comportarão, entre outras instalações, um hospital de retaguarda com até 80 leitos, para abrigar pacientes da Rede pública (SUS) que necessitam de internação permanente, mas que apresentam quadro clínico estável, necessitando de cuidados clínicos não intensivos. Com isso haverá liberação de leitos nos hospitais da

região para atendimento aos casos mais graves e cirúrgicos. Um hospital infantil e um centro obstétrico também estão nos estudos. “Em três anos, a Santa Casa de Mauá se tornará referência regional”, ressalta o superintendente.



Informações à Imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
(11) 4436.8408 / 9 9602.4430
05/12/2017




Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Loja online roupas infantis
Agenda
sao paulo
15/12/2017

Bazar Negócios de Mulheres com Workshops para Empreendedoras
São Paulo
15/12/2017

Noslen e Gabriel Lou botam fogo no jogo com lyric vídeo de “Roy Mustang”
Cajamar
15/12/2017

Vencedor do The Voice Brasil Renato Vianna se apresenta no Anhanguera Parque Shopping
Curitiba
16/12/2017

Aurora boreal é tema de exposição em Curitiba
Curittiba
16/12/2017

Livro infantil revela o dilema das crianças: eu sou pequeno ou grande?
Teresópolis
16/12/2017

1ª Feira de mães empreendedoras acontece na Casa das Letras
Boituva
22/12/2017

Boituva recebe cantor Jean William e grupo Jazz Trio em apresentação gratuita

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados