Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018
 

Terapia ortomolecular aumenta a qualidade de vida - 13/12/11

Indique - Contato - Compartilhar:


Combate às deficiências nutricionais promove a cura e a prevenção de doenças.

A terapia ortomolecular tem como principal objetivo promover a saúde por meio da manutenção do equilíbrio químico molecular do organismo. Segundo o terapeuta holístico Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), a presença de doenças no corpo é o sinal de que existem desequilíbrios internos. “A cura das enfermidades depende da restauração desse equilíbrio. Fatores como sedentarismo, estresse, alimentação inadequada e vícios contribuem para alterar a composição bioquímica do organismo”, explica.
Os sistemas psíquico, imunológico e neuroendócrino devem funcionar em harmonia, mas devido a maus hábitos de vida ocorre a produção exagerada de moléculas instáveis, que provocam danos e efeitos devastadores na saúde. “A terapia ortomolecular faz uma espécie de investigação para detectar as deficiências nutricionais e a presença de metais pesados na corrente sanguínea, nos tecidos e órgãos. A recuperação do equilíbrio bioquímico é feita principalmente por meio de mudanças de hábitos alimentares”, aponta Paulo, que também é professor e terapeuta ortomolecular.
A escolha correta dos alimentos e a realização de refeições na hora certa são fundamentais para a melhora do metabolismo, a eliminação de toxinas, a redução da retenção de líquidos e ao combate ao envelhecimento. “A reposição de aminoácidos, minerais e vitaminas favorece a queima de gorduras, alivia o cansaço, afasta o risco de uma série de doenças e ainda promove o bem-estar. Outro benefício é o fortalecimento da defesa celular, deixando o corpo com melhores condições para reagir contra os vírus, bactérias e todos os causadores de patologias”, ressalta.
Os conhecimentos da terapia ortomolecular ajudam a compreender as relações que ocorrem dentro do organismo no que diz respeito aos aspectos bioquímicos. Desta forma as técnicas adotadas atuam de acordo com os mecanismos do próprio corpo. “A união das células, órgãos e sistemas permite o funcionamento adequado do sistema orgânico, por isso o método ortomolecular tem que atuar conforme a dinâmica química. Além de promover a cura, as técnicas ortomoleculares têm como princípio básico a prevenção de males que acometem a saúde”, observa.

Radicais livres são o foco do tratamento ortomolecular

Os radicais livres são consideradas moléculas instáveis, pois possuem um número ímpar de elétrons, ou seja, a órbita mais externa possui um elétron desemparelhado. Para ficarem estáveis estas moléculas reagem de modo a doar este elétron. “O organismo utiliza no máximo 99% do oxigênio consumido para a produção de energia. O restante se transforma em radicais livres, que destroem outras células para obterem equilíbrio. O problema é que estas moléculas combinam com várias estruturas celulares diferentes e a destruição se espalha pelo corpo. Mesmo com a função de combater inflamações, os radicais livres acabam provocando doenças, como câncer, artrite e problemas cardiovasculares”, esclarece.
Os radicais livres também estão relacionados com processos degenerativos, como o envelhecimento. Para proteger o organismo contra a ação danosa destas moléculas existem os antioxidantes, substâncias que podem ser produzidas pelo corpo ou adquiridas por meio da alimentação. “As vitaminas C, E e o Beta-caroteno são antioxidantes poderosos, encontrados em várias frutas, verduras e legumes. Os antioxidantes são moléculas que se combinam com os radicais livres, anulando o poder de oxidação destes radicais”, acrescenta.
O selênio e o zinco, minerais presente em frutos do mar peixes, carnes vermelha e aves, os bioflavonóides, que podem ser encontrados em frutas cítricas e uvas, o licopeno, presente no tomate, e as isoflavonas, substância encontrada em boa quantidade na soja, são outros exemplos de antioxidantes que ajudam a preservar as células do organismo. “O consumo de frutas, vegetais folhosos, legumes e o fato de preparar os alimentos de uma forma mais saudável, com menos adição de açúcar, sal e gordura, são essenciais na terapia ortomolecular”, complementa.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
Rio de Janeiro
21/06/2018

Mini Wedding - Jardim de Inverno
São Paulo
21/06/2018

Tofel na fecap
Sorocaba
22/06/2018

Brasil x Costa Rica será transmitido no Pátio Cianê Shopping
Campinas
24/06/2018

Festa Junina do Doctus celebra os anos de ouro do futebol brasileiro
Porto Alegre
26/06/2018

Métodos ágeis, responsabilidade social e gestão do conhecimento serão um dos temas apresentados no Congresso Internacional do ISMA-BR 2018.
Limeira
28/06/2018

‘Era uma Vez...’ apresenta espetáculos infantis no Shopping Center Limeira
Santos
30/06/2018

Teatro Coliseu recebe o espetáculo Hey Jude – Beatles no dia 30 de junho
São Paulo
04/07/2018

Illumeo e SandBox abrem inscrição para curso de DataLab ministrado pela Youse
São Paulo
01/08/2018

FIAM FAAM oferece bolsas integrais para mestrado profissional em jornalismo
São Paulo
13/08/2018

Catarina Fashion Outlet recebe Escola de Magia e Bruxaria
São Paulo
29/08/2018

EXPOPRAG, o maior evento do controle de vetores e pragas urbanas da América Latina acontece em agosto, em São Paulo
Rio de Janeiro
29/09/2018

Segunda edição do Congresso Internacional de Peritagem de Obras de Arte

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados