Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021
 
...
...

12 de outubro: Dia das crianças - Dor de ouvido em crianças: O que é a Otite Média? - 11/10/21

Indique - Contato - Compartilhar:


Conheça essa infecção que pode afetar a saúde auditiva das crianças

O ouvido é uma região do corpo humano muito sensível e que deve ser preservada. Entretanto, muitas pessoas ainda acham que podem passar diariamente  cotonetes e cuidar de forma despreocupada desse órgão. No entanto, não é bem assim. Como qualquer outra parte do nosso corpo, o ouvido é uma área que merece atenção, já que pode ser atingido por inflamações, infecções e outras doenças que impedem uma boa qualidade de vida.

No que se refere à saúde auditiva das crianças, o quadro deve ser analisado com mais atenção ainda. Isso porque, é comum pais e mães não saberem a melhor forma de cuidar desse órgão nos pequenos, o que pode ocasionar em problemas maiores e mais sérios a longo prazo.

Um problema comum que pode atingir o ouvido, principalmente das crianças, é a Otite Média. De acordo com a médica otorrinolaringologista especialista em otoneurologia, Dra. Rita de Cássia Guimarães, “a otite média aguda é caracterizada pela inflamação da mucosa do ouvido médio. Causada por uma bactéria ou vírus no ouvido médio, ela é mais comum na infância”.

As queixas do paciente são febre, acúmulo de secreção na região e sensação de dor intensa. “Sinusite, gripe, rinite alérgica e hipertrofia das amígdalas e da adenoide podem causar o problema”, explica a médica. Por isso, a incidência desse problema é maior no inverno.

Rita explica que isso ocorre porque “a infecção respiratória congestiona as vias aéreas superiores e, assim, a passagem de ar para os ouvidos fica bloqueada por causa do excesso de secreção”.

Visto que a sua causa está intrinsecamente ligada a viroses respiratórias e outros problemas que atingem as vias aéreas, o tratamento desse tipo de otite deve também se estender ao problema que afeta o sistema respiratório. Isso porque a obstrução e acúmulo de secreção no nariz e na garganta bloqueia a passagem de ar para os ouvidos pela tuba auditiva.

O uso de receitas caseiras para tratar qualquer doença nos ouvidos é reprovado pelos profissionais da área, por isso, é essencial procurar um médico assim que surgirem dores, coceiras intensas ou alterações na audição.

“Logo após o diagnóstico, que é feito por meio de exames, o paciente é orientado a se tratar com o auxílio de analgésicos, antitérmicos e antibióticos quando necessário”, finaliza a especialista.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Telefone: (41) 3225-1665 - (41) 99216-9009



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados