Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022
 

Engenheira gaúcha supera depressão e lança “Reclame Aqui” de busca por emprego - 13/01/22

Indique - Contato - Compartilhar:


Participar de processos seletivos pode se converter em uma trajetória tortuosa. Do recém-formado ao profissional experiente, todos são desafiados nas várias etapas, numa concorrência ansiosa pela vaga desejada. Porém, ao final, com uma frequência espantosa no Brasil, os motivos da dispensa não são esclarecidos para o candidato.

“Falta a cultura de feedback aqui. Lá fora já é algo mais consistente porque eles precisam de mão de obra qualificada”, explica Betina Einsfeld, criadora do site “Cadê Meu Feedback”, um “Reclame Aqui” dos processos seletivos. Após ter experimentado o quanto a busca por uma vaga pode se tornar cruel, a gaúcha de 28 anos, graduada em Engenharia Civil, criou o site para humanizar a relação entre empresas e candidatos e, principalmente, buscar feedbacks para os que não foram escolhidos aprimorarem seus pontos fracos. Ao se formar, Betina participou de numerosos processos seletivos. “De todas as vagas que disputei, só consegui receber dois feedbacks”, conta. Mesmo graduada em uma universidade federal, com um bom currículo e perfil, ela não entrou em nenhuma vaga. “Isso me deixou bem mal, inclusive em depressão naquele momento”.

Na final de prêmio global

A startup de Betina já passou por três ciclos de aceleração em programas no Brasil e na América latina, dois na 49 educação e um no Inovativa Brasil 2021.2. Foi selecionada para a etapa Inovativa Brasil Conexão 2021.2 e finalistas na categoria \"Transformation Catalyst\", do Digital Disruptor - Globant Awards, uma premiação com milhares de concorrentes.

A proposta de Betina é garantir aos candidatos informações para poderem avaliar seus pontos fortes e as qualidades ou skills necessárias para conseguir um emprego. “Saber o motivo da negativa torna mais fácil seguir adiante”, avalia. No “Cadê Meu Feedback”, além de solicitar feedbacks, os candidatos podem também avaliar as vagas e empresas e verificar o ranqueamento das empresas em relação aos feedbacks. Os serviços são gratuitos para garantir aos candidatos uma melhor escolha do local para trabalhar.

Vantagens para as empresas

Paralelamente, oferecer feedbacks também traz vantagens para as empresas. Elas conseguem maior engajamento do candidato antes, durante e depois do processo seletivo, selecionam os melhores candidatos, estabelecem uma comunicação mais eficiente e transparente com seus candidatos, melhoram a imagem, a marca e o ranqueamento da empresa, reduzem a rotatividade e convertem candidatos em clientes, não detratores.

Criar uma interlocução mais humanizada com os candidatos traz para as empresas economia e melhor desempenho. Com RHs mais estruturados, as empresas podem tornar transparentes seus processos seletivos, informando como são feitas as escolhas. “É um círculo vicioso: as empresas não encontram o melhor candidato e o candidato não sabe o que precisa para conseguir o emprego”, resume Betina.

Soluções em HRtech

A ideação do “Cadê Meu Feedback” (https://cademeufeedback.com.br/) começou em janeiro do ano passado e, mesmo com uma equipe enxuta, a startup já tem o MVP (versão simplificada) do site, redes sociais e pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a dor e possíveis soluções. Inicialmente, ainda em 2022 serão apresentadas três soluções: a CMF academy, o plugin para vagas e gestão de feedback.

A CMF academy é uma plataforma de cursos e capacitações em RH. Muitos profissionais da área não têm segurança, por exemplo, para dar feedbacks aos candidatos. E pensando nisso foi lançado o primeiro curso voltado aos gestores de RH e empresários. O curso é totalmente gratuito e já tem mais de 200 inscritos. Mais informações e cadastro no curso no link https://blog.cmf.academy/lifelong-learning-curso-rh/ .

O plugin para vagas será aberto às empresas para testarem gratuitamente por um período. A empresa poderá adicionar o plugin da “Cadê” na página da vaga para os candidatos avaliarem a descrição e darem feedbacks sobre os pontos positivos e as informações que faltam. A terceira solução é uma plataforma SaaS e White Label para a gestão de feedbacks das vagas, deixando a vida do RH mais leve e fácil. Nela, o RH poderá abrir as vagas, colocar as informações de cada etapa e, com poucos cliques, preencher diversos feedbacks.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Agenda

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados