Painel de notícias
 
Início
Tecnologia
Saúde
Negócios
Variedades
 
Contato
Indique
Incluir Notícia
Imagens em Destaque
Domingo, 19 de Novembro de 2017
 
Doar livros dá direito a desconto em bares e restaurantes. É o Restaurant Book!
...

Doar livros dá direito a desconto em bares e restaurantes. É o Restaurant Book! - 23/12/13

Indique - Contato - Compartilhar:


Em sua quinta edição, a campanha #doeumlivro, nascida no twitter, ganhou o apoio do setor de Bares e Restaurantes. Nasceu o Restaurant Book, idealizado pelo jornalista e cronista. Quem levar um ou mais livros aos estabelecimentos cadastrados, receberá 10% de desconto na conta. “Em quatro anos chegamos a marca de 750 mil livros recebidos”, diz o multidisciplinar José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da #doeumlivro. A campanha vai até o dia 31 de janeiro. As doações podem ser feitas principalmente nas casas cadastradas no Restaurant Book, e que podem ser vistas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br. Os bares ou restaurantes de todo o País que quiserem participar, devem enviar um e-mail para doeumlivrononatal@gmail.com.


Mais uma vez o twitter, com seus parcos 140 toques mostra que pode ser um poderoso aliado da cultura e da sociedade como um todo. A campanha #doeumlivro, nascida no twitter, que chegou em quatro edições à fantástica marca de 750 mil livros recebidos, este ano recebeu o importe reforço do setor de Bares e Restaurantes. Surgiu o Restaurant Book. Segundo José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da campanha #doeumlivro, a entrada de bares e restaurantes cria perspectivas de recebimento de livros em todo o País. “Estamos com 22 casas em São Paulo, mas nossa expectativa é que até o final da campanha, em 31 de janeiro de 2014, cerca de 120 estabelecimentos (50 em São Paulo e 70 no restante do País), estejam participando. A campanha #doeumlivro2013 é organizada Laura Furquim Xavier, Heber Dias de Souza, Milene Caldeira e o já citado Goldfarb. Idealizado e organizado pelo jornalista e cronista Airton Gontow, o Restaurant Book, que tem o sugestivo slogan de “o livro é o alimento da alma”, dá 10% de desconto no total da conta a quem levar um ou mais livros aos bares, restaurantes e até casas noturnas cadastradas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br. “Em quatro anos da #doeumlivro recebemos cerca de 750 mil livros”, afirma Goldfarb. “E isso que não são aceitos livros didáticos”, acrescenta. “
A #doeumlivro nasceu no twitter (veja a história mais abaixo) para doações durante a época de natal e logo ampliou o prazo. Rapidamente ganhou às ruas através de parceiros, como agora o setor da gastronomia com o Restaurant Book. “Dizem que quando os livros estão parados e fechados há muito tempo em uma estante, até as almas dos escritores sofrem. Nada melhor do que doar e fazer o bem para os escritores, para si mesmo e, claro, para quem recebe as obras”, diz Airton Gontow, que também criou alguns slogans para a campanha como "O Livro é o Alimento da Alma", "Fome de Leitura" e "Doar é uma Delícia". Os bares ou restaurantes de todo o País que quiserem participar, devem enviar um e-mail para doeumlivrononatal@gmail.com
O bar Mortadela Brasil, no box 4 do mezanino do Mercado Municipal Paulistano de São Paulo, o Mercadão, apoia a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo: “Damos 10% de desconto na conta de quem apoia a campanha com um ou mais livros”, afirma Maurício de Freitas, sócio da casa. Ele diz ainda que não há qualquer expectativa de aumento de clientes devido à ação. “Nesta época do ano, com as pessoas que chegam em São Paulo para as compras de final de ano, o calor e, em pouco tempo, a chegada das férias, estamos com a casa sempre repleta de clientes. Nos dois anos anterior conseguimos arrecadar milhares de livros. Agora aderimos novamente pela importância que o livro tem como formador do indivíduo e da sociedade como um todo”, afirma Maurício de Freitas, acrescentando, orgulhoso, que agora a “semente plantada” pelo Mortadela Brasil se tornou a base para esse novo produto da #doeumlivro, que é o Restaurant Book. As obras arrecadadas serão distribuídas em comunidades carentes, além de bibliotecas publicas e escolas. Este, ano a campanha tem novamente o apoio da Fundação Abrinq e da Sempre um Papo.
De acordo com multidisciplinar Goldfarb, entre outros curador há 22 anos do Prêmio Jabuti, e coordenador de inúmeros projetos de incentivo à leitura, a doeumlivro foi em todos os anos um dos assuntos mais comentados no twitter. “Mais uma vez a campanha #doeumlivro invadirá a twittosfera. São dezenas de tweets por minuto, centenas por hora e milhares do por dia, de pessoas que acreditam que juntas podem mudar o Brasil. A #doeumlivro é exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade", afirma.

As casas que participam do Restaurant Book são as seguintes: Aneto, As Noviças, Club Piratininga (só os bailes de sábado), Bar Brahma (Centro e Aeroclube), Bar Léo, Bar Mortadela Brasil, BigXPicanha (Santana e Pinheiros), Bar O Torcedor, Bucatini, Café Journal, Café Literário Club, Caffè Ristoro Casas das Rosas, Caluma, Chuletão Grill & Pizza, Consulado da Bahia, Consulado Mineiro (da Cônego Eugênio Leite), Dona Lucinha, Forneria do Santa, Hamburgueria Capital, Lanchonete Dizzy (Santana e Vila Maria), Lellis Trattoria e O Compadre.

Sobre a campanha #doeumlivro2013
De maneira informal, há quatro anos alguns twitteiros passaram incentivar outros twitteiros a doarem livros no final do ano. A proposta teve receptividade e adesão avassaladoras e logo se tornou a campanha #doeumlivro. Organizada por Heber Dias de Souza, José Luiz Goldfarb, Laura Furquim Xavier, Milena Caldeira e Tânia Tiburzio, a campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do twitter (em alguns dias a TAG chegou a ser a mais mencionada no twitter brasileiro) e foi “abraçada” por artistas, jornalistas, políticos e empresários, como Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho e Willian Bonner. Rapidamente a iniciativa evoluiu para um projeto objetivo e consistente, com parcerias em todo o País, para a coleta das obras em vários estados brasileiros.
Os livros começaram a surgir – em grande quantidade. Em quatro anos foram arrecadadas cerca de 750 mil obras.
Os locais de coletas podem ser encontrados no site da campanha: http://www.doeumlivro.com.br/ (ou, para a campanha via twitter, @doeumlivro).

Sobre os coordenadores da campanha #doeumlivro

Laura Furquim Werneck Xavier: doutoranda em Química pela UFMG,
Licenciada em Química (UFMG), mestre em Química Ambiental (PUC-RJ) e responsável pela parte de mídias socias do #doeumlivro (twitter, facebook e site)

Heber Dias - pastor Evangélico da Igreja do Evangelho Quadrangular em Contagem-MG, assessor de Marketing Político e Gerenciamento e idealizador da campanha #DoeUmLivro.


José Luiz Goldfarb - Atua em diversas áreas do conhecimento. É bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), doutor em História da Ciência (USP), vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, presidente da Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP e coordenador do Twitter, na PUC-SP. É Curador do Prêmio Jabuti, presidente do Conselho da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, assessor de Comunicação e de Redes Sociais da Associação Brasileira 'A Hebraica' de São Paulo. É consultor de programas de incentivo à leitura, de projetos do terceiro setor, e de desenvolvimento de ações sociais e educacionais no Twitter e coordenador do projeto #RedeMIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É criador e um dos coordenadores nacionais do Encontro dos Twitteiros Culturais (ETC), presente em 20 estados do País.
Goldfarb atua também na área das comunicações através da TVPUC (canal universitário) com o programa de entrevistas “Nova Stella - Ciência em Debate”, que leva ao telespectador uma entrevista semanal com professores e pesquisadores da PUC e de outras universidades, sempre abordando a temática da ciência com perspectiva histórica e filosófica.
Além de cuidar de seu próprio twitter (@jlgoldfarb), que tem cerca de 24.700 seguidores, coordena o twitter da PUC-SP, com 13.200 seguidores; da #RedeMIS, com 1.500; e do Rio de Leitores, com 6.900 seguidores. É coordenador do projeto #RedeMIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, onde desenvolve há um ano oficinas e debates, sempre com foco principal nas redes sociais. Coordena ao final de cada ano a campanha #doeumlivro (este ano #doeumlivro2013), desenvolvida principalmente no twitter e facebook,, que arrecadou e distribuiu cerca de 750 mil livros. É torcedor fanático do Santos Futebol Clube.


Milena Caldeira - Graduada em Ed. Física e pós graduada em Psicopedagogia, lecionou por 13 anos na Educação Infantil, em Santo André. Ingressou no twitter em 2010 e, desde então, é engajada em ações sociais, em especial de incentivo à leitura e à educação.

Tânia Tiburzio - advogada e agitadora cultural em São Paulo. Colaboradora da #doeumlivro nas redes sociais.


Sobre o idealizador do Restaurant Book

Airton Gontow - 52 anos, é jornalista. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Folha da Tarde e Jornal da Tarde. Publicou artigos em inúmeros jornais, como “O Estado de S. Paulo”, “|O Liberal” (Pará), “Correio da Paraíba”, “A Tribuna” (Santos), “Diário da Manhã” (Goiânia), “Diário da Manhã” (Passo Fundo), “Metro News” (São Paulo), “DCI” (São Paulo), “Folha da Região” (Araçatuba,) “Grupo1 de Jornais de Bairro” (São Paulo), “Jornal de Piracicaba”, “O Imparcial” (Presidente Prudente), “Correio de Sergipe”, “Folha do Estado” (Cuiabá), “Diário Regional” (Juiz de Fora) e “Meio Norte” (Teresina); revistas, como “Veja”, “Boa Forma”, “Viagem e Turismo”, “lounge!”, “lounge gourmet”, “Forma Física”, “Voto” e “descasados”; portais, como “IG” e da revista “Placar”; e blogs, como dos jornalistas Juca Kfouri, Milton Jung, Milton Neves e Fernando Vannucci. Foi editor-assistente da revista “A Hebraica” e editor-chefe da “Viaje Bem”, revista de bordo da Vasp. Escreveu e editou, ao lado de Marcos Faerman, o livro-imagem “A Hebraica”. Editou o livro “Jerusalém – 3.000 mil anos pela Paz”. Tem contos premiados e crônicas publicadas em diversos jornais e revistas. Há poucos anos ganhou quatro viagens a Nova York, com as despesas pagas, em um concurso lançado pelo Telecine, que pedia um breve texto sobre o filme “Bee Movie”. Publica no facebook a divertida página “Umazinha Só! Mas todos os dias”. É idealizador e diretor do site de relacionamento Coroa Metade, que em pouco mais de um ano de existência já chegou a oito milhões de páginas vistas. É há 22 anos diretor de redação da Gontof Comunicação.



Indique esta notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Nome indicado

E-mails dos indicados (separados por vírgulas)

Mensagem (opcional)

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Entre em Contato com o responsável pela notícia:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Reproduza na caixa de texto, o código anti-spam abaixo



  
Voltar
Envie arquivos
Agenda
São Paulo
18/11/2017

Laquila participa do 2º Feirão de Marcas na Rua das Motos em São Paulo
Cajamar
19/11/2017

Anhanguera Parque Shopping realiza oficina de Porta Retrato Natalino
Brasília
23/11/2017

Inovação Tecnológica em Saúde é tema de fórum no Senado
Rio de Janeiro
24/11/2017

Rosacruzes realizam Convenção sobre Música, Misticismo e Espiritualidade no Rio
São Paulo
28/11/2017

Associação da Parada LGBT de São Paulo realiza o I Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs.
São Paulo
02/12/2017

Maior shopping itinerante de compras e doação de São Paulo terá descontos de até 50% e Papai Noel contador de histórias

Copyright © 2008 JORNOW. Todos os direitos reservados